×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Segunda dose da vacina AstraZeneca é aplicada nesta quarta para vacinados até 10 de maio

Postos de vacinação funcionam em vários locais do município, de 9h às 15h, com distribuição de senhas

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
21 de julho de 2021 - 8h53
Moradora de Campos é vacinada (Ilustração)

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, irá aplicar a segunda dose da vacina AstraZeneca para quem tomou a primeira dose até 10 de maio, nesta quarta-feira (21). Também continua sendo aplicada a segunda dose da CoronaVac para quem já completou o prazo do reforço, que é entre 21 e 28 dias. As gestantes e puérperas com idade acima de 18 anos com ou sem comorbidades também podem tomar a vacina.

A vacinação será através de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h. Para tomar a 2ª vacina, seja de AstraZeneca ou CoronaVac, é necessário apresentar documento com foto, CPF e o comprovante da 1ª dose.

“É muito importante que nesse momento em que há a circulação de uma nova variante no Estado do Rio de Janeiro que as pessoas que já podem tomar a segunda dose que vá um dos postos de vacinação. Não deixe de completar o esquema vacinal, pois essa é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus Sars-CoV-2 e suas variantes”, alertou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.

GESTANTES E PUÉRPERAS— No ato da vacinação as gestantes e puérperas sem comorbidades que for tomar a 1ª dose devem apresentar, no caso das gestantes, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência. Já as puérperas devem substituir o cartão pré-natal pela certidão de nascimento do filho. A mesma documentação é exigida para as gestantes e puérperas com comorbidades, que devem apresentar ainda o laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina.

Para àquelas que irão receber 2ª dose da vacina, devem apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da 1ª dose.

ORIENTAÇÃO — A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a 1ª dose da AstraZeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a 2ª dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de 4 a 12 semanas e também tomar a segunda dose da vacina.

Segundo a Subsecretaria, a retomada da aplicação da primeira dose por faixa etária está condicionada à chegada de novas remessas das vacinas. “A estratégia prioritária segue sendo baixar idade, mas para isso o município precisar receber uma quantidade satisfatória das vacinas já que os grupos etários a serem vacinados a partir de agora são maiores”, explica o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.

POSTO DE VACINAÇÃO PARA 1ª E 2ª DOSE CORONAVAC (GESTANTES, PUÉRPERAS COM E SEM COMORBIDADES E PESSOAS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ENTRE 21 E 28 DIAS):
Secretaria Municipal de Saúde

POSTOS DE VACINAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE 2ª DOSE DE ASTRAZENECA:
Drive-thru Uenf
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Drive-thru Guarus Plaza Shopping
Instituto Federal Fluminense (IFF/Guaurs)
Atacadão (BR-101/Guarus)
Automóvel Clube
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo em Goitacazes
Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro IPS
Paróquia Santa Helena no Jockey Club
Creche Esplanada
Fundação Municipal de Esportes
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
UPH de Travessão
UBS Tocos
UBS Poço Gordo
UBS da Penha
UBSF Lagamar (Farol de São Thomé)
Quiosque de Vacinação (Rodoviária Roberto Silveira)
Sest/Senat

Fonte: SubCom/PMCG