×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Residências terapêuticas acolhem pacientes com transtorno mental em Campos

Diferentes unidades públicas municipais oferecem o atendimento em vários bairros da cidade

Saúde
Por Redação
12 de julho de 2021 - 13h27
Usuários são atendidos pelo Caps em Campos(Foto: Ilustração)

A Secretaria Municipal de Saúde oferece uma ampla rede de atendimento e acolhimento para as pessoas em sofrimento mental, com serviços e equipamentos variados. Além de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a rede conta com quatro Residências Terapêuticas (RTs); Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); Serviço de Matriciamento; Serviço de Desinstitucionalização; Pronto Socorro Psiquiátrico (PSP) e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.

“São 13 dispositivos com funções diferentes”, explicou a assessora chefe da Gerência de Saúde Mental, Lana Maria Pereira da Silva. Ela disse que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio da Política Nacional de Saúde Mental, busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. “A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade”, disse ela.

As Residências Terapêuticas acolhem indivíduos com transtorno mental grave egresso de hospitais psiquiátricos, com longa permanência (dois anos ou mais, ininterruptos) sem vínculos familiares, com possibilidade de vivência para sua autonomia e liberdade.

Os Caps são um local de referência de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e promotor da vida.

Já o Pronto Socorro Psiquiátrico (PSP) – Unidade Psiquiátrica de Emergência – é referência no município como Pronto Atendimento 24h aos pacientes portadores de transtornos psíquicos em surtos e desestabilizados, quadros psiquiátricos agravados, ideações suicidas e outros.

O Ambulatório Ampliado de Saúde Mental visa atender pacientes com sofrimentos psíquicos de leve a grave como depressão, ansiedade e tentativas de suicídio e automutilação, com funcionamento de segunda à sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Imperial. A UBS possui médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais com atendimento pré-agendado.

A Equipe de Matriciamento em Saúde Mental ou Apoio Matricial é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer e apoiar as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no atendimento aos usuários com transtorno mental, a fim de evitar os encaminhamentos desnecessários à rede especializada e cuidar da saúde desses usuários em seu território, com ações também de apoio psicossocial.

USUÁRIOS CADASTRADOS:

CAPS III – Dr Romeu Casarsa – 1.825 usuários

CAPS II – Dr João Batista de Araújo Gomes – 1.156 usuários

UAI – 97 usuários

CAPS Infantil – Dr João Castelo Branco – 3.128 usuários

Ambulatório Ampliado de Saúde Mental – 2.720 usuários

Desinstitucionalização – 153 usuários

CAPS AD – Dr Ari Viana – 9.720 usuários

Residências Terapêuticas – 35 usuários

Matriciamento – 233 usuários

Pronto Socorro Psiquiátrico – 12.021 usuários (cadastrados que foram encaminhados para os serviços adequados)

Fonte: SubCom/PMCG