×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Suspeito de abastecer com drogas facção no Norte do Rio é preso na Baixada Fluminense

Gutinho foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio, e de lá será encaminhado para o sistema penitenciário

Polícia
Por Redação
9 de julho de 2021 - 11h02

Suspeito de atuar na fronteira do Brasil com o Paraguai e de abastecer com drogas a Região Norte do Rio de Janeiro, José Augusto Coutinho Batista, mais conhecido como Gutinho, foi preso por policiais civis, na noite de quarta-feira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A prisão foi feita depois que policiais da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e da 63ª DP(Japeri) monitoraram o suspeito e descobriram que ele estava se deslocando pela Baixada Fluminense. Um cerco foi montado, e Gutinho acabou sendo detido na Rodovia Washington Luís. De acordo com o delegado Rodrigo Coelho, da Dcod e que participou da ação, José Augusto estava em um carro com mais três pessoas. Como não havia armas nem drogas no veículo, os acompanhantes do suspeito foram liberados.

Segundo a polícia, Gutinho é ligado a uma das facções criminosas que atua no Rio de Janeiro e que administra pontos de venda de drogas no Norte do estado. O detido responde a pelo menos dois processos por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele estava com a prisão preventiva decretada pela Justiça e era considerado foragido. Num dos processos, ao negar um pedido de revogação da prisão, feita pela defesa de Gutinho, o juízo da Vara Criminal de São Francisco de Itabapoana classifica José Augusto como extremamente perigoso e chefe de organização crimonosa na região.

Gutinho foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio, e de lá será encaminhado para o sistema penitenciário. De acordo com o Marcus Amim, delegado titular da DCOD, o suspeito era investigado po policiais civis de unidades do Norte Fluminense.

“Gutinho é um matuto, o contato da facção no Paraguai. É um fornecedor de drogas com trânsito no Paraguai e no interior de São Paulo. Vinha sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público e pela Polícia Civil do Norte Fluminense. Nós cumprimos o mandado de prisão”, explicou o delegado Marcus Amim.

Os advogados João Bosco Von Held e Eduardo Franceschi, que estiveram na DCOD nesta quinta-feira, disseram que seu cliente é inocente.

“Meu cliente não foi preso com drogas.As acusações não são verdadeiras”, disse João Bosco.

Fonte: Agência Brasil*