×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Exposição com escultura gigante será montada em shopping de Guarus

Mostra itinerante poderá ser conferida pelo público a partir do próximo sábado até o fim deste mês

Cultura
Por Redação
8 de julho de 2021 - 7h50
Escultura na orla carioca (Reprodução Sesc)

A partir de sábado (10), o Guarus Plaza Shopping recebe a escultura gigante Fuga e Fúria, que faz parte da exposição itinerante da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ. A escultura de mais de dois metros de altura, feita em fibra de vidro e constituída por um par de mãos, poderá ser vista até o dia 24 de julho.

A exposição também acontece nas cidades de Barra Mansa, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.

A intervenção urbana itinerante, que já expôs as obras em bairros e pontos turísticos da capital e de sete municípios fluminenses, poderá ser vista também nas cidades de Barra Mansa, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.

As obras de mais de dois metros de altura, em formato de pares de mãos, representam a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade este ano e serão exibidas em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021, conferindo duas oportunidades para o público apreciar as obras de diferentes perspectivas.

Obra de Yhuri Cruz (Reprodução)

Confeccionadas em fibra de vidro, as mãos foram trabalhadas por dez artistas: Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.

“A intervenção urbana da campanha é uma oportunidade de comunicar à sociedade que a Fecomércio RJ, o IFec RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ estão de mãos dadas com a população fluminense neste momento adverso. Ampliar a visibilidade do símbolo de união pelo estado do Rio de Janeiro é uma forma de fortalecer o nosso compromisso com milhares de pessoas, de levar serviços de cultura, educação, capacitações, ações sociais e oportunidades a todos”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

As obras integram a campanha “Rio de Mãos Dadas”, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ que inclui: intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, capacitações gratuitas em parceria com sindicatos, cursos adaptados ao “novo normal”, Prêmio Fecomércio de Cultura e uma edição especial do Prêmio Visão Consciente, para identificar e reconhecer empresas que fizeram a diferença em suas áreas de atuação e na sociedade.

Yhuri Cruz é artista visual e escritor, nascido em Olaria, no RJ, em uma família de matriz afro-brasileira. Seu trabalho consiste em promover a intersecção entre sua herança ética e estética familiar, anticolonialidades e esferas privilegiadas e transgressoras do campo artístico. Desenvolve sua prática a partir de criações textuais, visuais e proposições instalativas e performativas, que dialogam com sistemas de poder, crítica institucional, relações de opressão, encenações de cura, resgates subjetivos e violências sociais reprimidas ou não resolvidas.

Fonte: Ascom