×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Museu Histórico de Campos recebe primeiros visitantes mediante agendamento

Visitação seguiu protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus

Cultura
Por ASCOM
7 de julho de 2021 - 17h50
Visitas acontecem com agendamento prévio (Foto: divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (07), o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), reabriu suas portas para receber visitantes, depois de 14 meses fechado ao público, em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro grupo reuniu 10 visitantes, que foram recepcionados pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

“Estamos muito emocionados com a alegria de cada visitante, com destaque para as crianças, que ficaram encantadas com cada espaço do Solar do Visconde de Araruama. Visitar o Museu provoca, em todos, a mágica noção de pertencimento deste espaço que, de fato, pertence ao povo. Conhecer a história nos faz valorizar a terra em que vivemos e essa é a missão da FCJOL”, observou Auxiliadora Freitas.

Protocolos de segurança contra Covid foram adotados (Foto: Divulgação)

A visita foi guiada pela coordenadora do Museu Histórico, Graziela Escocard, e pelo pedagogo Rossini Reis, seguindo os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e uso de pantufas descartáveis. Em cada cômodo do Solar do Visconde de Araruama, os visitantes descobriam um pouco da história de Campos e do imóvel que já abrigou diversas repartições públicas, incluindo a Câmara Municipal de Campos.

“O Museu completou nove anos, no último dia 29 de junho e, receber os primeiros visitantes, dias depois, é um presente para todos que aqui trabalham e separaram bastante por esse momento”, disse a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.

A enfermeira Carla Damasceno estava no primeiro grupo que visitou o Museu Histórico. El estava acompanhada do marido Licínio e do filho Lucas. “Moro em Campos há sete anos e sempre tive vontade de conhecer o Museu. Agora, com a reabertura, aproveitei a oportunidade. Conhecer um pouco da história de Campos me fez viajar no tempo”, destacou.

Agendamento de visitas

A visitação acontece de terça-feira a sábado, das 10h às 16h, para grupos com o mínimo de três pessoas e limite máximo 20 pessoas, por hora. O agendamento é feito via WhatsApp, pelo telefone (22) 98179-4455, disponível para atendimento de segunda à sexta, das 9h às 17h.