Saúde reativa serviço telefônico de informação sobre a Covid-19

Com o Telecovid, a população poderá tirar dúvidas sobre transmissão, sintomas e locais de atendimento

Geral
Por ASCOM
14 de junho de 2021 - 13h06

A Secretaria de Saúde de Campos colocou em funcionamento, nesta segunda-feira (14), o Telecovid, serviço de informação sobre a Covid-19. Por meio dos telefones (22) 98168-6852, (22) 98179-4848 e (22) 98179-3666, a população poderá tirar dúvidas sobre transmissão, sintomas e locais de atendimento. 

O serviço vai funcionar das 7h às 19h, de segunda à segunda-feira. Uma equipe de profissionais estará realizando o atendimento das ligações, sempre com suporte da equipe de enfermagem e médica.

O usuário também poderá enviar mensagens para buscar informações sobre a Covid-19, através de mensagens de WhatsApp.

“Cerca de 80% da população atingida pela Covid-19 faz tratamento em casa, em isolamento. A gente entende a necessidade da pessoa também receber orientações e informações corretas, para que procure o serviço de saúde no tempo necessário. Essa vai ser uma linha que, a pessoa que acabou de confirmar ou que está com sintomas, receba orientação de onde realizar a testagem, onde receber o atendimento, qual o procedimento que deve realizar e quais as medidas domiciliares”, afirmou Bruna Araújo, diretora do Central de Regulação.

Esta será a primeira etapa de implantação do projeto de atendimento.

“Estamos estudando a possibilidade do serviço de monitoramento domiciliar do paciente. Não sabemos o tamanho da demanda, como exemplo, a quantidade de mensagens que iremos receber pelo WhatSApp. Iremos atendendo e aperfeiçoando o serviço”, ressaltou Bruna Araújo.

O Telecovid sucede serviço de orientação implantado pelo Município em 2020, por meio do 192.