×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dificuldades de quem busca trabalho

Desempregados denunciam que Espaço de Oportunidades não dá retorno sobre vagas a que se candidataram

Economia
Por Redação
14 de junho de 2021 - 0h01
Lista divulga oportunidades de trabalho, mas candidatos reclamam que não tiveram retorno (Foto: Silvana Rust)

Desempregados que querem voltar a trabalhar vêm encontrando dificuldades em Campos. Aqueles que recorrem ao Espaço da Oportunidade, afirmam não obter respostas. O equipamento foi criado pela Prefeitura para promover a reinserção no mercado. Mas, quem busca atendimento pelo Whatsapp, denuncia a falta de retorno do órgão. A solução, para muitos, tem sido as redes sociais, onde grupos e páginas ajudam a conectar quem procura e oferece vagas de emprego.

Desempregado há um ano, o administrador Anderson Marques conhece bem essa realidade. Mesmo afirmando ter vasta experiência no currículo, conta que vem enfrentando dificuldades na busca por um trabalho.
“Tenho formação e experiência em diversas áreas. Alguns lugares não me dão emprego pois temem que eu seja empregado e, em pouco tempo, alguma outra empresa me ofereça salário e benefícios melhores. Com isso muitos, mesmo pessoas com bons currículos acabam não conseguindo emprego”, acredita Anderson.

Marcos Antônio Gama conta que está desempregado há seis meses. “Eu trabalhava em uma loja de sapatos. No início deste ano, por corte de despesas, decidiram me demitir. Atualmente, tenho enviado currículos para diversas empresas, na busca por uma vaga. Mas, não tenho obtido sucesso em minha busca, mesmo possuindo formação superior em Nutrição”, desabafa.

Tanto Anderson quanto Marcos Antônio recorreram ao Espaço da Oportunidade, utilizando o número de Whatsapp disponibilizado pela subsecretaria municipal de Qualificação e Emprego, que mantém o equipamento. Contudo, nenhum dos dois teve sucesso.

Busca por emprego
O Espaço da Oportunidade agrega vagas de emprego disponibilizadas por empresas do Município, que são divulgadas por meio de uma página no site oficial da Prefeitura. Após o interessado encontrar uma vaga de seu interesse, precisa entrar em contato por meio do aplicativo de mensagens instantâneas para que seja feito o encaminhamento do currículo para o possível empregador.

Anderson conta que até conseguiu concluir o cadastro do currículo, mas que, quando procurou atendimento, ora foi atendido, ora ficou sem resposta. “Já me candidatei a algumas vagas de trabalho pelo Espaço da Oportunidade, mas nunca avancei até uma entrevista”, explica.

Já Marcos diz que se sente frustrado com a falta de retorno. “Conheço várias pessoas que se cadastraram e nunca obtivemos retorno. Tentei buscar uma vaga por lá e fiquei sem resposta. Isso acaba gerando uma expectativa de conseguir um trabalho que, no final, transforma em frustração”, opina.

Em nota, a subsecretaria municipal de Qualificação e Emprego informou que “o atendimento por telefone está normal, o número é o (22) 98175-0085. Para ter acesso às vagas basta acessar a página oficial do município e clicar no link relacionado”.

Perfis na Internet ajudam na divulgação das vagas de emprego
Como alternativa, quem procura voltar ao mercado tem recorrido a espaços informais de troca de informação sobre vagas de emprego, especialmente nas redes sociais. O supervisor comercial Everaldo Manhães mantém uma conta no Instagram, onde divulga oportunidades de trabalho. Segundo ele, o número de pessoas que recorre ao perfil, chamado Rede Balcão de Empregos, é grande.

“Nos pedem emprego, dizem que estão passando por dificuldades dentro de casa. Muita gente acabou perdendo seu trabalho. Mas, apesar de estarmos em um momento de crise, existem setores que estão reagindo, como o de delivery e o offshore. Então, as empresas procuram a gente e pedem que divulguemos as vagas”, explica.

Páginas de digital influencers locais também recebem pedidos de ajuda de pessoas que querem voltar a trabalhar. “Todos os dias muitas pessoas, até mesmo com o currículo bom, me pedem ajuda, dizendo que estão desempregadas há um bom tempo. Como tenho aproximadamente 40 mil seguidores, algumas pessoas acabam conseguindo uma oportunidade. Já outras, permanecem na busca por uma vaga de trabalho”, afirma Rodrigo Ribeiro, proprietário da página Lamparão&Tisgo.