×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Avenida Arthur Bernardes está às escuras em vários trechos

Uma das principais vias de Campos atravessa diferentes bairros; além do trânsito de veículos, é usada por ciclistas e atletas

Cidade
Por Redação
14 de junho de 2021 - 18h58
Anoitece na Arthur Bernardes e trecho fica às escuras (Fotos: Carlos Grevi)

Nos últimos dez anos, a Avenida Arthur Bernardes se tornou uma das principais vias públicas de Campos dos Goytacazes. Sua construção ajudou a desafogar o trânsito da Avenida 28 de Março. Além de servir aos motoristas, as ciclovias e calçadas são bastante usadas. Nos últimos dias, a Arthur Bernardes está às escuras em determinados trechos. Isto tem gerado queixas, principalmente para quem precisa passar pela via a pé.

A extensão da Avenida Arthur Bernardes tem cerca de cinco quilômetros. Do trevo na BR-101 até a Avenida Alberto Lamego, lâmpadas queimadas e falta de iluminação também foram registradas durante a gestão do ex-prefeito Rafael Diniz. Na ocasião, furtos de cabos de energia eram frequentes. Na gestão de Wladimir Garotinho o problema volta a acontecer. Entre o trevo até a Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), pelo menos 500 metros de extensão estão sem luz. O fotógrafo Carlos Grevi fez o registro de imagens nesta segunda-feira (14).

Grupo caminha na ciclovia: sensação de insegurança

Lúcia Machado costuma correr no trecho após o expediente de trabalho. Ela se sente insegura com a falta de luz.

“Os faróis dos carros até iluminam quando passam, mas a gente fica receosa de assalto ou outra coisa. Desde que o trecho ficou sem luz, não corro mais só. Me aproximo de algum grupo e tento me proteger”, diz.

Apenas faróis dos carros iluminam trecho

O ciclista Osmar Azevedo costuma utilizar toda a Arthur Bernardes. Ele reclama da frequente falta de luz em trechos próximos aos bairros Flamboyant e Califórnia em direção à Universidade Estadual do Norte Fluminense. “É uma área com poucos prédios e bem deserta. Pedalar e caminhar por aqui não está seguro.

No início da tarde desta segunda-feira (14), a reportagem do Terceira Via procurou pela Prefeitura de Campos por meio da assessoria de comunicação para saber as razões da falta de luz e soluções para o problema. O governo respondeu o questionamento por meio de nota:

“A Subsecretaria de Iluminação Pública informa que a falta de iluminação ocorreu no trecho entre a 28 de março e a Alberto Lamego, na última sexta (11), depois de problemas com um transformador. A responsabilidade é da Enel. A secretaria acionou o órgão que esteve no local e solucionou o problema, porém a falta de luz voltou a acontecer nesta segunda (14). Novamente a secretaria acionou a empresa que vai enviar uma equipe nesta terça ao local”, afirmou.

Trecho com lâmpadas apagadas ou queimadas na Arthur Bernardes

A Avenida Arthur Bernardes começou a ser construída em 2011. A obra foi concluída e liberada ao tráfego plenamente em 2014. Tornou-se uma das vias preferidas para fugir do trânsito pesado. A avenida cruza os bairros do IPS, Parque Rosário, Parque João Maria, Jardim das Palmeiras, Parque Flamboyant e Parque Tarcísio Miranda.