×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Parque Santo Amaro perde sua tranquilidade

Moradores do tradicional bairro residencial reclamam de barulho, sujeira e drogas

Campos
Por Redação
6 de junho de 2021 - 0h02
Praça do Parque Santo Amaro

Som alto até de madrugada, tráfico e consumo de drogas, brigas, aglomeração, forte odor de urina, pessoas exibindo armas, ameaças e medo. Segundo moradores do Parque Santo Amaro, em Campos, embora a região seja pacata, quem reside no entorno da pracinha do bairro precisa conviver com esses e outros problemas todos os finais de semana.

Recentemente, um quiosque que funciona na pracinha foi interditado em ação conjunta da Vigilância Sanitária e da subsecretaria municipal de Posturas por desrespeitar as imposições do decreto municipal que traz medidas para tentar conter a pandemia do coronavírus. De acordo com os moradores, após o fechamento do estabelecimento, os problemas diminuíram, mas ainda persistem. Na última quarta-feira (2), já após a interdição do bar, imagens feitas no entorno da praça mostram os rastros da desordem: pinos que parecem ser de cocaína, pontas de cigarro que aparentam ser de maconha e garrafas de bebidas ainda estavam espalhados pelo local.

Os problemas são antigos, mas vieram à tona por causa de vídeos que circulam na internet e mostram flagrantes de grande aglomeração de pessoas na área, mesmo em tempos de pandemia e restrições. O Jornal Terceira Via conversou com moradores da área sobre o problema. Todos pediram para não ser identificados por medo de represálias e serão tratados aqui somente pelas iniciais de seus nomes.

“Traficantes de outras áreas estão indo lá vender drogas e as pessoas da sociedade estão comprando sem o menor pudor. Perderam a noção por completo. Nosso bairro é tipicamente residencial e temos muitos moradores idosos, mas quem está vindo de outros locais pra cá não respeita nada. Usam drogas de maneira descarada. E não são duas, três, dez pessoas não… Estou falando de dezenas. É uma festa de vândalos”, desabafou A.

Outra pessoa que conversou com a reportagem e mora no bairro também elencou os problemas. “Nós, moradores, estamos todos nos sentindo extremamente acuados porque muitas pessoas que estão frequentando aqui são agressivas e perigosas, andam armadas”.

O que tem acontecido praticamente todos os dias é algo tipo um encontro de som. Os dias mais intensos são os finais de semana e nestes encontros, em que a música alta vai até quase o amanhecer, acontece de tudo, incluindo uso escancarado de todo tipo de droga e pessoas armadas. Alguns moradores de perto da pracinha já estão até colocando os imóveis à venda para fugir do problema”, relatou L.

Droga encontrada no local

Tráfico no local
Além dos problemas já apontados, os moradores da área suspeitam ainda que o tráfico se instalou de maneira fixa no entorno da pracinha.

“Todos aqui já perceberam que há um grupo de umas cinco pessoas que todos os dias ficam paradas na pracinha aparentando comercializar drogas. Já observamos que são as mesmas pessoas e que há um tipo de escala por turnos em que eles se revezam. É tudo muito organizado. Quando eles percebem a aproximação da polícia, eles se afastam, Às vezes saem até correndo. É comum a gente passar pela praça e encontrar pinos pelo chão”, contou.

O que a Polícia Militar diz
Ainda segundo as reclamações, é comum os moradores fazerem denúncias à Polícia Militar pelo número 190. Geralmente, de acordo com eles, uma viatura é enviada ao local, tudo se acalma por uns minutos, mas assim que os policiais saem, os problemas recomeçam.

“Sempre que a gente chama, a polícia vem. Em relação a isso, não temos do que reclamar. Só que não é o suficiente para resolver. Um morador idoso foi até o batalhão pedir uma viatura fixa, mas falaram que era pra ele fazer um abaixo-assinado… Ele está com medo de tomar a frente da situação”, informou outro morador.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de Campos informou apenas que emprega ações de ostensividade de forma dinâmica e alinhada com os dados da mancha criminal. “O batalhão seguirá atuando com base na análise da mancha criminal, em denúncias e dados do Setor de Inteligência.

Em relação às situações de aglomeração, a Corporação segue atuando em apoio aos órgãos municipais e fiscalizadores em suas respectivas atribuições quanto às medidas de combate ao coronavírus. A Polícia Militar tem desenvolvido um amplo trabalho de conscientização desde o início da pandemia e que, muito mais do que uma questão de segurança pública, esta é uma questão de respeito ao próximo”.

A reportagem também procurou a Prefeitura de Campos. Em nota, a secretaria municipal de Posturas informou que está “atenta e vem fiscalizando, no entanto a população insiste em descumprir as medidas de prevenção a Covid e continuam se aglomeração. O órgão alerta que a pandemia não acabou, e as aglomerações, falta de uso de máscara e de conscientização podem afetar diretamente no aumento de casos da Covid”.