×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Zuenir Ventura completa 90 anos esta semana

Membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor é reverenciado pela importância no jornalismo e na literatura

Cultura
Por Redação
30 de maio de 2021 - 12h41


Zuenir Ventura foi eleito o novo ocupante da Cadeira 32, vaga após a morte de Ariano Suassuna (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Nesta semana, entre 30 de maio e 5 de junho, há lembranças marcantes para a cultura do país. Uma delas é a comemoração pelos 90 anos do escritor Zuenir Ventura, membro da Academia Brasileira de Letras.

O escritor, cronista e jornalista mineiro Zuenir Ventura completa 90 anos no dia 1º de junho. Em 2014, ele foi eleito para ocupar a cadeira 32 na ABL. Zuenir é bacharel e licenciado em letras neolatinas, jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele é autor dos livros 1968: O Ano que não Terminou, Cidade Partida e Sagrada Família.

Nascido em Além Paraíba (MG), Zuenir Ventura radicou-se no Rio de Janeiro no começo dos anos 1950, quando chegou à capital para fazer faculdade. Ao longo das décadas, ele testemunhou e relatou episódios da história do Rio, além de ter escolhido a cidade como cenário para várias de suas obras. Por isso, ele foi escolhido para estrear a série Depoimentos Cariocas, como conta a reportagem da Radioagência Nacional:

São lembrados neste período o nascimento do escritor José Lins do Rego, que faria 120 anos no dia 3, e o da estilista Zuzu Angel, que completaria 100 anos em 5 de junho. Na lista de eventos, estão a Festa do Divino, Corpus Christi e a celebração de datas mundiais como o Dia do Meio Ambiente, o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (4).