×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Internada com Covid-19, gestante de 22 anos perde bebê e precisa de doação de sangue

Segundo familiares, Raiane Rangel Noêmia, que já é mãe de gêmeos, não tinha comorbidades e está em estado grave

Campos
Por Redação
28 de maio de 2021 - 9h33
(Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Uma gestante de 22 anos que está internada com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Plantadores de Cana (HPC) perdeu o bebê ser após sofrer piora no quadro respiratório e precisar ser intubada. O caso aconteceu na última terça-feira (25). Na quarta, Raiane Rangel Noêmia, que já é mãe de gêmeos, precisou de quatro bolsas de sangue, mas, segundo familiares, só havia uma disponível. A família procurou o Sistema de Comunicação Terceira Via para tornar público o apelo por doações.

De acordo com Mariellen Gomes, que é prima de Raiane, a jovem não tinha comorbidades e ainda não havia se vacinado. Ela está internada desde o último dia 15.

“No dia 23, o quadro de saúde dela piorou e ela precisou ser intubada. No dia 25, recebemos a notícia de que ela perdeu o bebê e que o estado de saúde dela era gravíssimo”, contou.

Ainda segundo Mariellen, Raiane precisa de quatro bolsas de sangue por dia. “Ela precisa de quatro bolsas de sangue diárias segundo o hospital, por conta da gravidade. Até agora, só conseguimos uma. Pedimos que quem deseja doar, procure o Hemocentro e informe o nome de Raiane Rangel Noêmia, para que a gente possa salvar a vida dela”, afirmou.

Em nota, o Hospital Plantadores de Cana informou que: “segundo o último boletim médico, o estado de saúde da paciente é grave.  Ela foi internada no último 16, com Covid-19 . A paciente que apresenta diabetes gestacional, está sendo mantida em posição PRONA para melhorar a função respiratória. Ela já recebeu sangue  e está sendo mantida na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”.

O Hemocentro fica no Hospital Ferreira Machado (HFM) e funciona de 7h às 18h.

Requisitos para doação

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue. 

Geral

Carlos Frederico

Há 5 horas
Geral

Gê Lyrio

Há 5 horas
Geral

Fábio Abud

Há 5 horas
Geral

Maysa Victoria

Há 5 horas