×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Clube de Astronomia de Campos completa 25 anos de fundação

Evento virtual e uma série de mensagens de cientistas do mundo todo fazem parte das comemorações em plataformas digitais e redes sociais

Ciência
Por Redação
26 de maio de 2021 - 17h18
Evento de astronomia em Campos (Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (26), dia de eclipse da Super Lua, o Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos dos Goytacazes, comemora seus 25 anos. Por conta da pandemia, o evento de celebração pela data acontece às 19h, virtualmente, por meio de plataformas digitais e rede sociais. No YouTube, pelo canal Clube de Astronomia. Já no Facebook, na página Louis Cruls. Para o diretor do CALC, o professor e físico Marcelo Oliveira, há muitas razões para festejar. A instituição, que é reconhecida nacional e internacionalmente, tem projetado o nome de Campos com a promoção da ciência.

“No dia 26 de maio de 1996 ocorreu a fundação do Clube de Astronomia Louis Cruls em uma reunião realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Nesse dia nunca, nem no melhor de nossos sonhos, imaginávamos que o clube chegaria aos 25 anos de existência como um dos mais famosos clubes de Astronomia do Mundo. Foi uma longa jornada”, comenta Marcelo Oliveira.

O Clube de Astronomia já promoveu observações do eclipse total lunar (Arquivo)

O Clube de Astronomia costuma destacar o importante apoio da imprensa e da população de Campos dos Goytacazes nas atividades realizadas para o ensino e divulgação da Astronomia. “Agradecemos a todos que nos apoiaram e ajudaram. O dia 26 de maio de 2021 é um dia de grande emoção para todos nós membros do Clube de Astronomia Louis Cruls”, cita o diretor.

Físico Marcelo de Oliveira Souza (Foto: Reprodução)

O evento virtual ficará disponibilizado no YouTube e no Facebook para visualizações posteriores. O Clube de Astronomia de Campos recebeu diversas homenagens por meio de vídeos enviados por cientistas, astrônomos e pesquisadores de diversos locais do Brasil e do exterior. Enviaram mensagens representantes dos Estados Unidos, Austrália, Argentina, Uruguai, Filipinas, Nicarágua, Peru, Áustria, Indonésia, Alemanha, Índia e Irã. Entre os vídeos destaca-se de apresentador de televisão da Romênia, que já esteve em Campos e é um dos mais importantes divulgadores da Astronomia na Europa (veja vídeo abaixo)

Adonis Teixeira e o astronauta e atual ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participantes do Clube de Campos (Reprodução)

“Recebemos depoimentos de amigos que foram muito importantes para a história do Clube. São pessoas de diversos lugares que participaram de nossa história. O CALC é um dos mais famosos clubes de Astronomia do Mundo”, diz Marcelo.

Para a pesquisadora Edna Valéria, a divulgação científica é a principal meta do CALC. “Temos conseguido parceria e desenvolvimento de importantes projetos, além de publicações nacionais e internacionais”, comenta. Já o jornalista e escritor Avelino Ferreira, o Clube de Astronomia tem que ser parabenizado pelos campistas por todos os brasileiros e pessoas do mundo inteiro.

“A partir da equipe do Clube, a população local passou a conhecer o que é astronomia na prática, sem a confusão com a astrologia. Os eventos sobre astronáutica divulgaram a cidade internacionalmente. Cito os 40 anos da Apolo 11 e do primeiro voo russo no espaço. A divulgação da ciência agradece”, conclui Avelino.

Vídeo