×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uma voz entre as mulheres escritoras brasileiras

Moradora de Campos, a capixaba Eliz Rosa integra obra literária com participação de 35 autoras

Literatura
Por Redação
25 de maio de 2021 - 18h31
Eliz Rosa é autora de “A pintora letrista no andaime”

A arte-educadora Eliz Rosa foi selecionada para participar de uma antologia com 35 escritoras de todo o país. Nascida no estado do Espírito Santo, ela vive em Campos dos Goytacazes há alguns anos, onde cursa o doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. A obra literária reúne temas que tratam do empoderamento feminino. O livro será lançado pela Psiu Editora e destaca o conto “A pintora letrista no andaime” escrito por Eliz.

Autora de crônicas, contos e poemas, Eliz Rosa já teve publicações em outras antologias. O poema “Tempo” foi selecionado no Concurso Nacional Novos Poetas Poesia Livre em 2016. Já o poema “O lenço”  integra a antologia Sarau Brasil, também de 2016. Adepta das redes sociais digitais, ela encontra nas plataformas um modo de divulgar sua escrita poética e também em fragmentos de ficção. O conto “A pintora letrista no andaime” que integra a publicação “Donas de mim” tem inspiração autobiográfica.

“Esse conto nasceu despretensiosamente, mas decidi submetê-lo no concurso da Psiu no último dia do prazo. Quando soube da seleção, foi uma graciosa surpresa. Ser mulher na sociedade atual é enfrentar desafios diários, preconceitos e violência. Assumir o posto de donas de nós mesmas não é tarefa fácil. Nossa realidade social envolve muita luta e resistência”, revela a escritora.

Aos 38 anos, Eliz Rosa vive em Campos dos Goytacazes desde 2015. Ela nasceu no município capixaba Cachoeiro de Itapemirim. Na localidade de Itaoca Pedra, passou parte da infância. Diz que lá era seu palco das imaginações, onde aprendeu a sonhar em ser escritora, artista, professora. “Por muitas vezes me vi distante desse sonho, pois comecei a trabalhar aos 11 anos. Entre rupturas, avanços e retrocessos no meu percurso educacional, concluí o ensino médio já na vida adulta. Depois cursei Pedagogia e Artes Visuais”, comenta.

“A pintora letrista no andaime”, conto selecionado para o livro, apresenta aspectos autobiográficos. Foi escrito a partir de sua experiência profissional como pintora letrista entre os anos de 2009 e 2012. “À época estava passando por momentos delicados e tinha plena consciência de que só mudaria os rumos da minha trajetória de vida por meio dos estudos. Precisei me mudar de cidade, comecei a atuar como pintora letrista. Só podia ver o meu filho Jeiel Asaph aos finais de semana. Foi doloroso. O conto traz esse enquadramento”, explica.

O livro “Dona de Mim” da Psiu Editora é um financiamento coletivo previsto para ser lançado no próximo semestre. “A minha escrita poética é feita de memórias, reminiscências, atravessamentos do cotidiano. Fazer parte dessa antologia, com tantas mulheres inspiradoras, donas de si, é um presente”, conclui.