×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi | Governador recebe indústria de laticínios prevista para se instalar em Campos

Expectativa é de que nova unidade da Italac possa gerar mais de 100 empregos diretos na cidade

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
25 de maio de 2021 - 18h10
Empresários foram recebidos por Cláudio Castro (Foto: Divulgação)

Conforme adiantou este colunista (veja aqui), o governador do Rio, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, receberam representantes do grupo de laticínios Italac nesta terça-feira (25). No encontro, foi tratado o projeto da empresa para instalar uma unidade em Campos dos Goytacazes, com investimento previsto de R$ 90 milhões. A expectativa é de que o empreendimento gere 100 empregos diretos e outros no campo.

“Queremos cada vez mais abrir caminhos para os empreendedores, para quem pode contribuir na geração de emprego e renda para o estado do Rio de Janeiro. Nós recebemos a Italac de portas abertas com a certeza de que o Rio está voltando a ser um ambiente favorável para os negócios”, anunciou o governador.

Com sede em Goiás, a Italac é uma das maiores indústrias de laticínios do país. O grupo possui fábricas, postos de captação e produção em, além de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná. A Italac tem 100 produtos e absorve uma produção leiteira de 7 milhões de litros/dia.

“Este é um projeto de extrema importância para a Italac, pelo potencial de consumo e pela importância do Estado. Estamos ansiosos para iniciar as atividades. Será uma importante conquista para a empresa”, afirmou Felipe Freiria, Diretor de Novos Negócios da Italac, elogiando as iniciativas do governador Claudio Castro para incentivar a indústria no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, os investimentos anunciados nos últimos meses no Estado são reflexo das iniciativas do Governo do Rio para consolidar um novo ambiente de negócios e demonstram a confiança do empresariado no Estado. O secretário destacou ainda o potencial de Campos para receber o novo empreendimento.

“Campos oferece condições especiais ao desenvolvimento da pecuária de leite. O município dispõe da maior reserva de água de todo o estado, assim como de terras apropriadas à bovinocultura de leite. Por isso, é o maior produtor de leite do Estado, mas não tem uma indústria de laticínios, no entanto, sustenta indústrias de outros municípios e até mesmo do Espírito Santo”, explicou o secretário.

O secretário da Fazenda, Nelson Rocha, reforçou que o governo tem proporcionado mais oportunidades para o desenvolvimento econômico do Estado, estendendo o tapete vermelho para as empresas interessadas em investir no Rio de Janeiro.

Também presente à reunião, o deputado estadual Rodrigo Bacellar ressaltou os benefícios do empreendimento para toda a Região Norte Fluminense.

“Com a implantação de uma indústria privada no município, em pouco tempo a produção local pode duplicar. O impacto do novo empreendimento não será apenas em Campos, mas em toda a região, principalmente em municípios produtores que não contam com nenhuma indústria do tipo, como São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis, entre outros”, observou.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) – vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico – Júlio César Andrade, também participou da reunião.

“Gerar desenvolvimento no interior do estado é muito importante para alavancar o estado como um todo. É primordial abrir o Rio para novas oportunidades que, consequentemente, vão gerar postos de trabalhos”, ressaltou o presidente da Codin.