×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pacote de austeridade de Wladimir gera expectativa na Câmara Municipal

Supostos cortes de direitos e benefícios, além de demissões na área da saúde, ganharam especulações após o prefeito postar sobre nas redes sociais

Política
Por Redação
24 de maio de 2021 - 18h37
prefeito Wladimir Garotinho (PSD)

A semana começa com muitas expectativas e especulações na área política de Campos dos Goytacazes. Esta terça-feira (25) é dia de sessão na Câmara de Vereadores. Desde o último sábado (22), após o prefeito Wladimir Garotinho postar em suas redes sociais sobre a possibilidade de demitir servidores, por conta da análise do Tribunal de Contas do Estado que alega que a prefeitura extrapolou o limite com gastos de pessoal, o sinal amarelo foi ligado. A publicação repercutiu tanto que rendeu uma segunda postagem. O prefeito diz que vai se reunir com sindicalistas na terça-feira. Esta pauta pode ser tratada também na Câmara, mas ainda não há confirmação por parte da presidência da casa.

A reportagem do Terceira Via  realizou uma pesquisa com vereadores e assessores dos parlamentares nesta segunda-feira (24), para saber se a votação ocorresse no presente para demitir servidores, como eles se posicionariam. Para aprovar o apelidado “pacote de maldades” que poderia cortar direitos, benefícios e até demitir pessoal, sobretudo da área da saúde, Wladimir necessitaria da aprovação de 13 parlamentares. Atualmente, 10 vereadores seriam favoráveis aos cortes:

Sede do Legislativo Municipal (Foto: Carlos Grevi)

Álvaro Oliveira (PSD), Bruno Vianna (PSL), Juninho Virgílio (PROS), Fábio Ribeiro (PSD), Pastor Marcos Elias (PSC), Dandinho de Alciones Rio Preto (PSD), Bruno Pezão (PL), Jô de Ururaí (Podemos), Kassiano Tavares (PSD), Raphael de Thuin (PTB).

Primeira postagem há dois dias

Por enquanto, os vereadores que se posicionaram contrários ao prefeito são dez: Igor Pereira (SD), Thiago Rangel (PROS), Helinho Nahim (PTC), Nildo Cardoso (PSL), Marquinho Bacellar (Solidariedade), Abdu Neme (Avante), Rogério Matoso (DEM), Anderson de Matos (REP), Maicon Cruz (PSC), Marcione da Farmácia (DEM).

Postagem do prefeito

Há dúvidas sobre como poderiam votar os vereadores do PDT, Leon Gomes, Marquinho do Transporte, Luciano Rio Lu; além de Silvinho Martins (MDB) e Fred Machado (Cidadania). No fim da tarde, o presidente da executiva municipal do Partido Democrático Trabalhista, Caio Vianna, se posicionou sobre a pauta e como orienta os três vereadores pedetistas.

“Como presidente da executiva em Campos e vice presidente regional da executiva estadual, não poderíamos deixar de nos manifestar para proteger os direitos dos servidores e impedir aumento de impostos em tempos tão difíceis que a nossa população vem enfrentando”, disse Caio.

Em nota oficial, o PDT considerou a análise das contas da ex-prefeita feita pelo TCE; prejuízos na PrevCampos, objeto de investigação da Polícia Federal e processos judiciais; atrasos de salários de servidores, pensionistas e aposentados; cortes de direitos e benefícios da área da saúde apelidada de “pacotes de maldades”, como aumento de tributos.

Presidente da executiva municipal do PDT, Caio VIanna

“A executiva municipal do PDT recomenda seguir o TCE em qualquer decisão referente às contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho; voto contrário a cortes de direitos e benefícios dos servidores, bem como contra aumento de tributos. Em caso de desobediência, o PDT deve usar a Lei 9.096/1995 que trata da Fidelidade Partidária, com medidas cabíveis e punitivas aos integrantes do partido na Câmara”, diz o documento assinado por Caio Vianna.

Especulações para terça-feira

Presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro

Além da previsão de um encontro entre Wladimir Garotinho (PSD) e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep),  aguarda-se com muita expectativa sobre a sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (25).

O presidente da casa, Fábio Ribeiro (PSD), foi procurado pela reportagem para saber se a proposta do governo municipal entrará na pauta de discussões, mas ele não respondeu. Fontes da Câmara de Vereadores disseram que a pauta deve ser divulgada momentos antes da sessão, e que todos estão ansiosos para saber quando será tratada.

Vereador Silvinho Martins (MDB)

O vereador Silvinho Martins (MDB) disse que não tem como se posicionar, pois até agora só se sabe do “pacote de maldades” como especulação.

“Como posso me posicionar sem ter conhecimento desse projeto. Eu só emito opinião sobre o que entendo, e , para entender, é necessário ter acesso às propostas do prefeito. Fora disso, é só especulação. Na Câmara, todos nós estamos aguardando”, conclui.