×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Delegacia de Guarus é reinaugurada após dois anos de reforma

Melhorias na unidade são fruto de Parceria Público-Privada

Segurança
Por Redação
20 de maio de 2021 - 15h29
Inauguração aconteceu na manhã desta quinta (Foto: Silvana Rust)

A sede da 146ª Delegacia de Polícia do subdistrito de Guarus, em Campos, foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (20). A unidade, que começou a funcionar em 2003 como parte Programa Delegacia Legal, passou por um período de reforma que se iniciou em 2019 (aqui).

Estiveram presentes várias autoridades como o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; o secretário estadual da Polícia Civil, Alan Turnowski; o comandante do 6º Departamento de Policiamento de Área (DPA), Geraldo Rangel; o delegado titular da 134ª DP (Centro), Ronaldo Cavalcante; além do delegado 146ª DP, Pedro Emílio Braga.

Ao discursar, Pedro Emílio se emocionou em relembrar como assumiu a delegacia. “Assumi o comando da 146ª DP com ela em um estado lastimável. Havia barata, ratos, além de termos um ar condicionado apenas na unidade funcionando. Hoje, poder ver essa delegacia tão importante no combate a criminalidade local dessa forma, é muito emocionante. Quero agradecer a todos os empresários que ajudaram, ao ex-prefeito Rafael Diniz, que não mediu esforços para nos ajudar, ao atual prefeito, Wladimir Garotinho, que também continuou nos ajudando. Enfim, é um dia muito feliz para nós que trabalhamos aqui na 146ª DP”, afirmou Pedro.

Segundo o delegado titular, foram gastos na reforma aproximadamente R$ 1,5 milhão, valor este arrecadado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Campos e dezenas de empresas locais.

(Foto: Silvana Rust)
Delegado Pedro Emílio recebeu autoridades durante a inauguração (Foto: Silvana Rust)

O comandante do 6ºDPA, Geraldo Rangel, exaltou o trabalho dos agentes durante a reforma. “Os policiais da 146ª DP não deixaram em momento algum de se empenhar durante esse período de reforma. Trabalharam em contêineres, no meio de poeira, de resto de obra, e nunca deixaram de prestar o melhor serviço à população. Quero parabenizar a todos, principalmente ao policial Cristiano Dykerman, que por diversas vezes tirou dinheiro do próprio bolso para comprar material para a conclusão da obra, além de colocar seu carro particular sempre à disposição da reforma”, declarou Geraldo.

Já o secretário estadual da Polícia Civil, Alan Turnowski, destacou a relevância da obra. “Estamos entregando uma unidade policial mais preparada para garantir ao público o melhor atendimento. Isso é parte do nosso compromisso de aproximar ainda mais a Polícia Civil da população do Rio de Janeiro”.

Obras duraram dois anos (Foto: Divulgação/Governo do RJ)

Wladimir Garotinho ressaltou a importância das PPPs. “Essas parcerias são de extrema necessidade para o município. Destaco a reabertura do Restaurante Popular, a reforma do Posto de Saúde Jamil Ábido, entre outras obras que são fruto dessa aproximação entre o poder público e as empresas privadas. Parabenizo também o ex-prefeito Rafael Diniz, que deu o pontapé para a reforma dessa delegacia tão importante para o subdistrito de Guarus e para toda cidade de Campos”, declarou.

Mesmo durante toda a reforma, o atendimento na 146ª DP seguiu normal, inclusive com a realização de operações, com destaque para a operação Vera Cruz, relembrada por Pedro Emílio, que enfatizou ser a maior ação do tipo já realizada na área de atuação da 146ª DP, com 38 presos em aproximadamente três horas de duração.