×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Detran RJ realiza campanha na TV e redes sociais para prevenir acidentes

No ano passado, foram registrados 15 mil acidentes de trânsito no Estado do Rio, causando 1.820 vítimas fatais

Trânsito
Por Redação
18 de maio de 2021 - 17h25
Acidente na BR-101 (Foto: Ilustração/Arquivo)

O Detran.RJ começa nesta terça-feira (18) nas TVs a campanha #VaiNaResponsa, durante o Maio Amarelo, movimento que chama a atenção para o alto índice de acidentes nas ruas e estradas do Estado. Em 2020, mesmo com o tráfego reduzido pela pandemia, foram registrados cerca de 15 mil acidentes de trânsito no Estado do Rio, causando 1.820 vítimas fatais.

Com o lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas’, os filmes produzidos utilizam também jogos de palavras para mostrar à população quais as consequências que a falta de atenção no trânsito pode acarretar. São frases como: “Viu a passarela, mas não usou. Acabou não vendo o carro.” Ou “Saiu do bar atropelando as palavras. Acabou atropelando uma pessoa.” E ainda: “Olhou pra um post no celular. Não viu o poste na calçada”.

As situações incluem todos os atores do trânsito, indo do pedestre ao motorista, do ciclista ao condutor de motocicleta, lembrando que o trânsito é um ciclo em que a ação de cada ator impacta a cadeia.

A nova campanha do Governo do Estado do Rio e do Detran.RJ para o Maio Amarelo é composta por dois comerciais, que utilizam o conceito #VaiNaResponsa para marcar as ações realizadas durante o mês. O conceito dialoga com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetiza a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo. A campanha também está presente em rádio e nas mídias ‘out of home’ (OOH), que são os canais não convencionais de veiculação.

Campanha do Detran RJ (Reprodução)

“Muitas perdas de vidas poderiam ser evitadas se cada um fizesse sua parte e entendesse que, no trânsito, somos um só. O Maio Amarelo é um mês muito importante para nós, de todos os Detrans do país, dedicado a reflexões, ações e a campanhas educativas como esta. Se for a pé, de bike, de carro, caminhão… vai na responsa”, lembra o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Sobre o movimento Maio Amarelo

A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, na data de 11 de maio de 2011. O laço amarelo, símbolo da campanha, tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a questão da saúde, já que os acidentes de trânsito são considerados, também, uma epidemia da sociedade moderna.

Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2018, mostram que os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. São, em média, cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano em todo o mundo.

Estatísticas do Detran.RJ revelam que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 40 anos. Além disso, crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano. “São dados extremamente relevantes, pois estamos falando da juventude e dos nossos filhos”, frisa Konder.

Fonte: Detran RJ

Vídeo