×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCCC começa a ser desmontado com a descentralização do posto de referência

Cinco novas unidades para testagem foram inauguradas com funcionamento de 10 horas por dia

Geral
Por Redação
17 de maio de 2021 - 17h14
Cadeiras foram retiradas – Foto: Carlos Grevi

A partir desta segunda-feira (17), o município de Campos passou a contar com cinco Centros de Referência da Covid-19 com funcionamento de 10 horas: UBS São Sebastião, UBS da Penha, UPH de Ururaí, UBS Morro do Coco e Centro de Saúde de Guarus. O atendimento é das 7h às 17h, com testagem de todos os sintomáticos e assintomáticos e atendimento médico dos pacientes, caso necessário, e respeitando o protocolo único de atendimento em todo município. Estão sendo realizados os testes de antígeno (nasofaringe) e o testes rápidos (sorológico). Ambos com resultado em 15 minutos. A realização do tipo de teste em cada paciente será avaliada pelo profissional durante a triagem. Esta modalidade resultou no fechamento do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, que funcionava no Hospital Beneficência Portuguesa. As cadeiras que ficavam sob as tendas em frente à unidade começaram a ser retiradas.


Além dos Centros de Referência da Covid-19, o município já conta com seis Prontos Atendimentos de 24h: UPH de Ururaí, UPH de Travessão, UPH Santo Eduardo, UPH da Saldanha Marinho e Hospital São José. A UPH de Guarus conta com o atendimento exclusivo para as crianças. Nesses locais o atendimento é voltado para os pacientes com sintoma de moderado a grave, com serviço de triagem e porta de entrada para pacientes que necessitem de internação.


Foto: arquivo

CCCC – O Centro de Controle e Combate ao Cornavírus (CCCC) não será mais posto de triagem. O espaço estará funcionando somente para as internações de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, através do Núcleo de Regulação.
Também serão locais para internações de pacientes com Covid-19: Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado (HFM), Santa Casa de Misericórdia de Campos (SCMC), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), Hospital Plantadores de Cana (HPC), Hospital São José e Hospital Dr. Beda. Todos disponibilizam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica.
“A descentralização objetiva garantir o acesso e ampliação do número de atendimento, melhorar testagem proporcionado o acesso rápido do indivíduo infectado à rede de assistência, evitando assim a transmissão, e garantindo tratamento adequado do processo”, explica o secretário Municipal de Saúde e presidente do Fundação Municipal de Saúde, Adelsir Barreto.

No dia 30 de março de 2021, o CCCC completou um ano de funcionamento e a data foi marcada por protestos dos servidores que denunciavam superlotação de pacientes, exaustão no dia a dia de trabalho, falta de rodízio entre os servidores concursados e atraso nos salários. Em meio ao protesto, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, gravou um vídeo anunciando a renovação do contrato por mais um ano e a antecipação do primeiro pagamento desta renovação. (Veja aqui)

Por meio de nota, a Prefeitura de Campos informou que “os contratos da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, assim como dos demais hospitais, são para oferta de leitos de UTI e Clínica Médica a pacientes que precisam de internação e são renovados mensalmente. Já o serviço de triagem era realizado pela equipe da Prefeitura, que foi realocada para o atendimento que começou nesta segunda-feira (17) nas unidades de saúde da Rede de Atenção Primária. Desta forma não houve repasse antecipado. Quanto às denúncias de superlotação de pacientes e exaustão dos profissionais, ambas as situações foram sanadas com a descentralização do atendimento e relotação”.