×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Secretaria de Saúde vai criar novos postos de triagem de Covid-19, além do CCCC

Segunda dose da Coronavac prossegue até sexta e nova lista sai nesta quinta; informações foram divulgadas após doação de equipamentos do Porto do Açu

Geral
Por Ocinei Trindade
13 de maio de 2021 - 12h28
Secretário de Saúde, Adelsir Barreto, e o diretor administrativo do Porto do Açu, Vinicius Patel (Fotos: Silvana Rust)

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Campos recebeu da direção administrativa do Porto do Açu as doações de uma van, de um gerador de energia, caixas térmicas e um freezer para ajudarem no tratamento e na vacinação contra a Covid-19. O secretário de Saúde, Adelsir Barreto, informou que pretende anunciar até a próxima segunda-feira (17) a criação de cinco novos centros de triagem para pacientes com suspeita da doença. A aplicação da segunda dose da Coronavac acontece até sexta-feira (14) com publicação de lista em site municipal ainda nesta quinta-feira (13) com nomes de pessoas e locais de vacinação.

“É um momento importante receber o apoio de empresas comprometidas também com assistência à população. São itens de suma importância. No freezer acondicionamos vacinas. Esse gerador ficará permanentemente a serviço da Secretaria de Saúde. Essa van vai transportar os vacinadores com mais conforto”, disse Adelsir.

Van e equipamentos doados à Secretaria de Saúde para dar suporte a Campos durante a pandemia

O secretário de Saúde disse que a vacinação nesta quinta-feira (13) com Astrazeneca continua, além da vacinação da segunda dose da Coronavac. “Devemos receber 300 mil vacinas para o Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Isso deve favorecer também a Campos, além das doses da Pfizer. O volume de remessa deverá aumentar”, comentou.

Situação do CCCC e novos locais de triagem

CCCC na Beneficência Portuguesa com atendimento interrompido (Arquivo)

Adelsir Barreto disse que o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus no Hospital Beneficência Portuguesa não está fechado, mas apenas a triagem está interrompida. “Daremos continuidade à ampliação de um novo projeto. Queremos disponibilizar mais cinco pontos com serviço parecido com o CCCC. Vamos melhorar o acesso à população em regiões afastadas. Até segunda-feira (17) vamos anunciar melhorias no serviço com testagem e atendimento ao público. A triagem estava restrita apenas ao CCCC na Beneficência Portuguesa, mas vamos ter cinco na cidade”.

De acordo com o secretário de Saúde a situação do CCCC não é precária, nem de instabilidade. “A doença requer uso de terapia de oxigênio muito grande. A Beneficência Portuguesa tem três usinas que produz seu próprio oxigênio. Com o aumento de pacientes, aumenta o nível de utilização, e pode acontecer irregularidades. Mas há técnicos atuando na área, assim como no Hospital São José, que tem uma usina oxigênio. Há necessidade de manutenção de equipamentos que estamos acompanhando”. comentou.

Vacinação e lista para segunda dose

Subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury

O subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury, se defendeu das críticas sobre tumulto ocorrido em alguns locais durante aplicação da segunda dose da Coronavac na quarta-feira (12). “O município recebe vacinas entregues pelo Ministério da Saúde distribuídas pelo Estado. Campos é apenas um aplicador de vacinas. O Município está fazendo de tudo para amenizar o sofrimento de pessoas que passam a noite em filas. Isto é tudo que a gente não quer. Estamos trabalhando com todas as maneiras possíveis para dar conforto à população. O agendamento online pelo WhatApp é o que oferecemos neste momento.

Charbel Kury afirmou que o Município é punido pela falta de vacinas. ” A gente sabe que não é o melhor processo, mas é o que temos. São 4.500  doses para vacinar mais de 12 mil pessoas. Sobre as 1.200 pessoas que estavam na lista é porque o restante são pessoas atendidas pelos postos do Estratégia da Família. AABB, Esplanada e Uenf não são Unidades Básicas de Saúde. Em Santo Eduardo tivemos antecipação de vacinação porque os moradores estavam cadastrados na UBS. Em Farol, ontem, profissionais estavam ligando para as pessoas irem se vacinar”, resumiu.

Até sexta-feira (14) segue a vacinação da segunda dose da Coronavac. Uma nova lista deve ser publicada nesta quinta-feira (13) para as pessoas vacinadas em março com a primeira dose.

“Estamos vacinando as pessoas de março. Do dia 23 a 29 daquele mês são 14 mil pessoas: 7 mil idosos, 7 mil profissionais de saúde. O impacto maior é referente a março. Chegando mais vacinas, iremos vacinar todos com a segunda dose da Coronavac referente aos vacinados de abril. Esse impacto maior está acontecendo agora, porque profissionais de saúde não tem UBS de referência. Se alguém chegar no posto e o nome não estiver na lista, e se tiver  vacina sobrando, o enfermeiro é orientado para vacinar essa pessoa”, afirmou Charbel Kury.

Unidos pela Vacina

Vinicius Patel do Porto do Açu

O diretor administrativo do Porto do Açu, Vinicius Patel, disse que a empresa  segue com ações de suporte à linha de frente, pois o momento exige. No movimento “Unidos pela Vacina”, o comitê de ações humanitárias do Porto do Açu fez a contribuição com  Campos e São João da Barra , com suporte na estrutura volante da vacinação. Equipes vão se deslocar até àqueles que não conseguem chegar aos postos de vacinação. São equipamentos relevantes como freezers, geradores, caixas térmicas apropriadas que ficarão disponíveis aos municípios”, explicou.

Gerador de energia também foi doado pela companhia e empresas associadas

O movimento  “Unidos pela Vacina” tem se destacado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “Assumimos essa questão no Norte e Noroeste Fluminense, nossa área de atuação.  É um valor nosso. A gente acredita que ao atuarmos próximos ao território, isto nos fortalece. A pandemia tem sido dolorosa para todos nós, mas a gente precisa criar um sistema de apoios para que a vida siga com perspectivas”, conclui Vinicius Patel.