×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professor da Uenf coordena debate sobre política econômica com ex-ministros

Hamilton Garcia reúne Cristovam Buarque e Luis Carlos Bresser Pereira em evento virtual nesta sexta

Economia
Por Ocinei Trindade
13 de maio de 2021 - 10h07
Hamilton Garcia leciona na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Foto: Reprodução)

Acontece nesta sexta-feira (14) um encontro virtual sobre desenvolvimento econômico dentro das comemorações pelo bicentenário de independência do Brasil. Coordenado pelo cientista político e professor da Uenf, Hamilton Garcia, o evento “A política econômica do desenvolvimento de Vargas aos nossos dias”, conta com a participação dos ex-ministros Cristovam Buarque e Luis Carlos Bresser Pereira. A organização é da Fundação Astrojildo Pereira.

A moderação do encontro é do economista da Universidade de Brasília, José Oreiro. Participam o professor de Economia da UnB e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque; e o professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser Pereira.  O objetivo do debate sobre o processo de modernização do Brasil é retomar a discussão sobre o futuro do país como o projeto de país.

Ex-senador e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque (Reprodução)

Para o cientista político Hamilton Garcia, nenhum país chega à condição de país desenvolvido espontaneamente. “Isso se alcança perseguindo objetivos, planejando os meios para atingir esses objetivos, ou seja, com uma perspectiva de futuro que nós tínhamos no século 20, sobretudo a partir da Revolução de 1930, e que se manteve até a crise do Regime Militar”, avalia.

Economista e ex-ministro da Fazenda, Bresser Pereira (Reprodução)

Garcia chama à atenção sobre o projeto de urbanização, de desenvolvimento econômico e de crescimento brasileiro. “Embora tivesse um calcanhar de Aquiles, que era a falta de inclusão social em um processo, e se considerava que isso viria espontaneamente, o fato é que ele nos permitiu chegar ao patamar de um país industrializado que, depois, a partir de 1980, na crise do governo Figueiredo e nas sucessivas crises internacionais e deficiências do próprio modelo de desenvolvimento nos levou a um processo de estagnação e decadência industrial”, compara.

O coordenador do debate destaca sobre o que fazer e como retomar o projeto de desenvolvimento do país.

“Isso não é um tema de um segmento de um pensamento social ou econômico. É um tema de todas as forças políticas e ideológicas. O tema do desenvolvimento deve sensibilizar os keynesianos, os liberais, os socialistas. É um tema do país que a Fundação Astrojildo Pereira traz como debate em meio às comemorações que antecedem o bicentenário de nossa independência”.

O público pode acompanhar o encontro pela rede social Facebook, na página da Fundação Astrogildo Pereira (Facefap), na sexta-feira (14), às 16h.