×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas no Estado e cumpre mandados em Campos

Equipes também atuam nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé e Rio das Ostras

Polícia
Por Redação
13 de maio de 2021 - 8h15
(Foto: Divulgação)

Policiais federais cumprem quinta-feira (13) 19 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com o comércio de drogas ilícitas no Estado do Rio de Janeiro. A operação Maleficus investiga uma organização criminosa que atua na Região dos Lagos.

Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso buscava drogas no Rio de Janeiro e distribuía o carregamento em Rio das Ostras e municípios vizinhos. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé, Campos, Rio das Ostras e em unidades prisionais do estado, onde encontram-se presos alguns denunciados.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Rio das Ostras e a operação conta com o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

De acordo com as investigações, constatou-se a existência de uma estruturada organização criminosa formada pelos 19 denunciados, integrada à facção criminosa autodenominada “ADA – Amigo dos Amigos”, com atuação nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã, tendo como objetivo principal a comercialização de entorpecentes em pontos de venda implantados e mantidos pela referida facção.

Apesar da inexistência rígida de divisão de tarefas entre seus integrantes, a associação criminosa era liderada por Fernando Lemos Gonçalves, um dos denunciados presos e, também conhecido como “Bruxo” ou “Mano”, que gerenciava a aquisição, venda, distribuição e o armazenamento de substâncias entorpecentes em Rio das Ostras e municípios vizinhos.

Durante as investigações foram realizadas 23 operações policiais, resultando na prisão em flagrante de quarenta pessoas, na apreensão de seis quilos de cocaína e dez de maconha, doze armas de fogo de diversos calibres, além de um veículo clonado e valores em espécie.