×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCCC lota e atendimento é suspenso

Pacientes reclamam de superlotação, mas prefeitura diz que interrupção de serviços aconteceu para manutenção em usina de oxigênio

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
11 de maio de 2021 - 17h28
Cartaz pregado nas grades do CCCC na tarde desta terça (Foto: Carlos Grevi)

Quem buscou atendimento no Centro de Combate e Combate ao Coronavírus (CCCC), em Campos dos Goytacazes, nesta terça-feira (11), foi encaminhado a outras unidades do município, já que o Centro não estava recebendo pacientes. Uma pessoa que não quis se identificar, e trabalha no local, conversou com a equipe da Terceira Via TV e afirmou que não havia mais vagas para internações. No entanto, segundo a prefeitura, a interrupção foi necessária para fazer manutenção em uma das usinas de oxigênio do CCCC.

Segundo a fonte da Terceira Via TV, 17 internações foram realizadas na noite dessa segunda-feira (10), o que teria causado a superlotação da unidade. Quatro pacientes precisaram ser transferidos para outros hospitais da cidade nesta terça.

Pai de José Francisco finalmente conseguiu transferência no início da noite (Foto: Carlos Grevi)

O caminhoneiro José Francisco Santos denunciou que as UTIs do CCCC não tinham vaga para seu pai, de 73 anos, que estava desde sábado ocupando leito clínico na unidade. Como o estado de saúde do idoso se agravou, ele precisava de uma transferência para a UTI. Mas, segundo José Francisco, o CCCC também não tinha ambulância para transferir o idoso para outro hospital. “Estamos esperando a transferência desde 11h da manhã e até agora nada”, disse o caminhoneiro, que conversou com a equipe de reportagem por volta das 17h. Às 18h, o paciente foi levado para o Hospital dos Plantadores de Cana.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou “que o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) é a maior unidade de atendimento especializado à doença no município e nesta terça-feira (11) teve o atendimento foi paralisado para a realização da manutenção em uma das usinas de oxigênio da unidade. A previsão é de que o serviço seja normalizado ainda hoje e o atendimento retomado o mais breve possível. Enquanto isso, a população está sendo orientada a buscar atendimento em uma das unidades da rede que são: UPH de Guarus, UPH São José, UPH Ururaí, UPH Travessão, UPH Farol de São Thomé ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse a Secretaria de Saúde em nota.

Mais tarde a prefeitura enviou nova nota à redação do Jornal Terceira Via. “A suspensão temporária do atendimento foi uma precaução,  enquanto a manutenção da usina de oxigênio estava sendo realizada. Não existe superlotação, o CCCC tem 21 leitos disponíveis, sendo 15 de clínica médica e 6 de UTI.  A administração do CCCC foi advertida por ter anexado um cartaz com informação incorreta”.  

Esta não foi a primeira vez que o atendimento foi suspenso no local. Em 6 de abril houve superlotação da unidade, que funciona na Beneficência Portuguesa (clique aqui).

Superlotação

Na manhã dessa segunda (10), o subsecretário municipal de Saúde de Campos, Paulo Hirano afirmou, durante reunião do Gabinete de Crise da Covid-19, que o Município tinha “fila zero de espera” para leitos de UTI. Contudo, o boletim divulgado à noite pela prefeitura informou que quatro pacientes, sendo dois de outras cidades, aguardavam por uma vaga.

Questionada pela reportagem do Jornal Terceira Via, a prefeitura informou que a discrepância entre as informações decorre do processo de regulação de vagas, descrito como “muito dinâmico”.