×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estratégias digitais são tema de seminário on-line e gratuito da Firjan IEL com especialistas do Brasil e do Mundo

Evento dará dicas de transformação digital dos negócios e vai contar com a palestra de George Westerman, pesquisador de Economia Digital

Economia
Por ASCOM
11 de maio de 2021 - 10h55

Eliane Neves é dona de quatro lojas de confecções em Campos e no Espírito Santo, mas desde que a pandemia começou, sua empresa passou por uma verdadeira transformação digital com um novo modo de operar o negócio. Histórias como as dela, mas com as mais inovadoras estratégias para se manter no mercado atual, serão um dos motes da Jornada de Transformação Digital das Empresas, promovida pela Firjan IEL durante este mês. A programação on-line e gratuita formada por seminário e capacitação, traz nomes reconhecidos nacional e mundialmente para ajudar empresários a implementar estratégias de transformação digital nos negócios, sejam eles do tamanho que for.

Uma das principais atrações será George Westerman, pesquisador de Economia Digital, copresidente do MIT Sloan School of Management, e autor do premiado livro “Leading Digital: Transformando a Tecnologia em Transformação Empresarial”. Referência mundial no tema, ele participa do Seminário Melhores Práticas para Transformação Digital, no dia 14 de maio.

“Estratégia digital é a abordagem da empresa para transformar a maneira como faz negócios por meio da tecnologia. É sobre tornar sua empresa melhor. Infelizmente, muitas companhias se concentram mais no digital do que na estratégia, o que é um erro. Não é só sobre fazer coisas legais, mas sobre liderar consertando o negócio”, reflete Westerman.

Foi o que buscou Eliana. Ela investiu em cursos de marketing digital para todas as funcionárias, que também ganharam um celular para dedicação exclusiva. A iniciativa garantiu a sobrevivência do negócio e uma nova forma de empreender que promete mudar a concepção da empresa, criada em casa, com uma máquina de costuras caseira, ainda em 1990.

“Enviamos oportunidades de vendas direcionadas ao estilo de cada cliente, pois aprendemos que um disparo em massa acaba afastando mais do que atraindo. E hoje, temos cliente que preferiram manter esse tipo de atendimento a voltar às lojas, mesmo quando tudo estava reaberto. E isso também ajuda a evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos, contribuindo com todo o negócio nesses novos tempos. Nós nascemos na crise dos anos 90 e agora nos reinventamos numa nova crise, e para isso, aprender novas estratégias foi fundamental.”, disse Eliana.

Questão de sobrevivência 

Também participa desse primeiro momento, Ruy Quadros, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica, do IG/UNICAMP, que vai abordar a transformação digital em um contexto nacional. O seminário ainda vai apresentar dois cases de empresas que modificaram seus processos e já sentem os impactos da transformação digital. Gustavo França, chefe da área digital da Gerdau, e Carlos Henrique Lima Sércio, diretor comercial da Telas Guará, empresa de Três Rios, vão compartilhar as lições aprendidas e os desafios desse novo momento.

“Há pouco tempo fazer a transformação digital em uma empresa era uma questão de diferencial competitivo. Agora é uma questão de sobrevivência. Ou você faz ou está fora”, reflete a gerente de conteúdo e inovação empresarial Casa Firjan e Firjan IEL, Maria Isabel Oschery.

A jornada promovida pela Firjan IEL, portanto, tem o propósito de desvendar o território da transformação digital e auxiliar os empresários a pensar em uma estratégia que atenda às necessidades de suas empresas. 

Transformação começa pela mudança de comportamento

No dia 24 de maio, a jornada segue com uma capacitação ministrada pelo cientista-chefe da TDS Company, Silvio Meira, e sua equipe, e vão oferecer conhecimento estratégico aos líderes que irão implementar as etapas da Transformação Digital em suas empresas.

A capacitação terá início a partir do estudo do contexto “figital” – onde o físico, o digital e o social estão conectados e acontecem simultaneamente – para entender oportunidades estratégicas de transformação. Nas etapas seguintes, os líderes vão experimentar hipóteses para executar soluções que transformam o contexto, e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para o negócio.

“Transformação digital é um processo de aculturação pelo qual indivíduos, times e organizações são levados a mudar de comportamentos e estruturas analógicas para uma ecologia de plataformas digitais. Defendemos que o processo de passagem de uma plataforma analógica para outra, digital, implica essencialmente em incorporar uma série de mudanças de comportamento. E isso exige o entendimento de contextos baseados em redes de pessoas, instituições e coisas conectadas, participando de relacionamentos e interações e produzindo dados”, reflete Meira.

A capacitação será exclusiva e gratuita para empresários associados à Firjan, por meio de pré-inscrição até dia 18/05 e terá a formato de seis encontros com duas horas de duração cada de forma síncrona e 2h de forma assíncrona, totalizando uma carga horário de 24h.