×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos participa do evento científico Pint of Science de modo virtual

A edição remota de 2021 é gratuita e acontece pela segunda vez de modo online devido à pandemia; participam palestrantes de importantes universidades

Ciência
Por Redação
11 de maio de 2021 - 10h27
Pesquisadores da Uenf durante Pint of Science em 2019 (Arquivo)

Depois de um ano em que se manteve no centro das atenções, a ciência será celebrada no Brasil nos próximos dias 17, 18 e 19 com a a nova edição do Pint of Science. Considerado um dos mais importantes eventos voltados para a popularização e democratização da ciência em todo o mundo, o Pint 2021 acontecerá no formato online, como já ocorreu no ano passado, em função da pandemia do coronavírus. Em Campos dos Goytacazes (RJ), a programação será transmitida pelo canal Ciência pra Gente, no Youtube.

“Esperamos a participação de todos no Pint desse ano. Cada um na sua casa, como prevê o protocolo de uma pandemia. Assim, estaremos brindando à ciência, que reafirmou sua importância para a humanidade nos últimos meses, com toda segurança!”, ressalta a pesquisadora da Uenf e do IFRJ, Aline Intorne, coordenadora do evento.

As palestras gratuitas debaterão questões como consumo e vaidade, conflitos sociais relacionados à situação de fome agravada pela pandemia, até a experiência de viver em outro país. As palestras acontecem sempre às 19h.  No último dia, quarta-feira (19) haverá uma sessão especial, às 14h, com o tema “Mulher: saúde, ciência e política”.

Além das palestras voltadas para o público adulto, o evento deste ano também terá uma versão dedicada para crianças e adolescentes, como já ocorreu em 2020. É o Pint of Milk, que contará com atividades lúdicas e rodas de conversa.

A programação será aberta no dia 17, às 10h, pela cientista Ana Laura Boechat (USP), que incorpora a personagem Drª Lucimundi Voyager – sucesso de público no ano passado – que fará a contação da história “Areia Sorrateira”. Já para os mais crescidos, haverá bate papos sobre ciência, desenvolvidos de maneira divertida e engraçada.

Palestras podem ser acompanhadas por computadores e celulares

Nos dois primeiros dias (17 e 18) as conversas, que também serão transmitidas pelo canal Ciência pra Gente, no Youtube, acontecem às 10 e às 14h para facilitar a participação das escolas; e no último dia (19), a atividade será realizada apenas pela manhã.

Convidados –

Entre os palestrantes do Pint Campos este ano, estão a epidemiologista Ethel Maciel (UFES); a química Ana Maria Percebom (PUC-Rio); a jornalista Thaís Bilenky, da revista Piauí; o fitopatologista Silvaldo Felipe da Silveira (UENF) ; e os premiados Gabriela Leal – vencedora do festival internacional FameLab, e Pedro Belga – ganhador do Prêmio FIRJAN 2020. A pesquisadora e escritora Issaaf Karhawi (USP) também estará presente no evento falando sobre mídias sociais e influenciadores digitais.

No time de participantes estão ainda pesquisadores renomados da UFRJ, UFLA e UFC, além das instituições de ensino superior de Campos, que vão marcar presença no evento com palestrantes da UFF, da UFRRJ, da FMC e da UENF, a instituição realizadora.

Mais informações, novidades e a programação completa do Pint of Science e do Pint of Milk – Campos dos Goytacazes 2021, podem ser conferidas no endereço https://pintofscience.com.br/events/camposgoytacazes e nas mídias sociais do Ciência pra Gente. Já no canal do Youtube, é possível ativar as notificações e ser avisado sempre que uma nova palestra estiver para acontecer.