×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Técnica promete recuperar olfato e paladar pós Covid-19

Especialista Joicy Bonfá fala sobre protocolo para pacientes que perderam os sentidos ao contrair a doença

Saúde
Por ASCOM
9 de maio de 2021 - 0h01
Fonoaudióloga Joyce Bonfá (Reprodução)

Imagina estar diante do seu prato favorito e não conseguir sequer sentir o gosto e o cheiro dos alimentos? Ou ainda, não perceber o perfume que está usando? No pós-Covid-19, muitas pessoas ficam dias ou até meses sem estes sinais importantes. Mas, a novidade é que tal perda tem solução e pode ser rápida, se o paciente logo procurar ajuda. Em Campos, uma especialista possui um protocolo de recuperação do olfato e do paladar destinado a pessoas que sofrem com tal sequelas, decorrentes das inflamações do novo coronavírus.

Formada em fonoaudiologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Ipatinga, no Estado de Minas Gerais, em 2007, Joicy Bonfá é especialista em Audiologia Ocupacional e também em Disfagia (dificuldade de deglutir). Segundo ela, muitas pessoas não sabem, mas a fonoaudiologia é responsável por tratar problemas decorrentes da Covid-19 como a perda de olfato e paladar ou ainda a distorção dos mesmos. “70% dos pacientes têm a perda de olfato e paladar durante o período da contaminação e alguns, após esta fase, continuam a não sentir cheiros e nem gostos. E há possibilidade de reabilitação, temos um tratamento que é indolor, sem contraindicação e abrange todas as idades”, explica.

Joicy ressalta que os fonoaudiólogos estão aptos a trabalhar tratando do olfato e do paladar e desde que a pandemia começou, ela atua com métodos para retorno dos sentidos. “Já existia a utilização dos treinos olfativos e gustativos, que ajudam a voltar o olfato e o paladar, e eu uni os treinos à laserterapia, que potencializa o tratamento, já que ela causa uma regeneração celular e trata a inflamação, porque o vírus afeta os neurônios olfativos, que são responsáveis pelos cheiros, e as papilas gustativas, que são responsáveis pelos gostos. Os treinos vão tentando restabelecer esse contexto e a laserterapia vai potencializar o processo”, frisa.

Resultados rápidos
O paladar e o olfato são sentidos extremamente importantes, logo, quem está passando por uma situação como essa, se contraiu a Covid-19, perdeu estas funções e já tem mais de 40 dias, a indicação é que o paciente procure ajuda.

“Geralmente, em torno de 5 sessões, as pessoas já conseguem ter um resultado fantástico, em um curto período de tempo. Somente aquelas que já tem de 6 a 8 meses sem sentidos e não procuraram tratamento, ou seja, que estão com esse problema há mais tempo, o processo vai demorar um pouco mais. Porém, geralmente, na maioria dos casos, a evolução é percebida imediatamente. Tem paciente que na primeira sessão já volta a sentir cheiros que não estava sentindo antes.  Nós utilizamos alimentos como café e mel, por exemplo, para estimular olfato e paladar. O paciente vai pontuando numa escala de 0 a 5 se ele está conseguindo sentir. Em seguida, utilizamos o laser e depois retomamos com os alimentos para que o paciente tente novamente.  Já vimos pacientes pontuar na primeira sessão escala de 1 ou 2”, conta.

A fonoaudióloga comenta que é possível fazer desde uma sessão por semana ou até duas a cada 7 dias para quem deseja obter resultados mais rápidos. A duração é em média de 30 minutos. “É muito importante que todos saibam porque tem solução e está perto da gente.  Os pacientes saem muito surpresos, pois o avanço é nítido. Algumas pessoas perdem 100%, enquanto outras não chegam a isso ou sentem cheiros e gostos distorcidos. Trabalhamos de acordo com a necessidade do paciente”, garante.
Com a infecção por Covid-19, o fonoaudiólogo inicia a atuação ainda no ambiente hospitalar, com pacientes internados na Unidade Terapia Intensiva (UTI) e nas enfermarias, e ainda participa da reabilitação ambulatorial após a alta hospitalar. Entre as sequelas mais comuns estão as alterações vocais, na sensibilidade olfativa e gustativa e mudanças na deglutição.

A importância do fonoaudiólogo
A especialista Joicy Bonfá também faz atendimento home care e atua nas disfagias, sempre avaliando e gerenciando as necessidades do paciente, além de especificar o método de tratamento. Outra responsabilidade do fonoaudiólogo é observar o rendimento do tratamento do paciente, garantindo que os bons resultados sejam alcançados e a qualidade de vida seja uma realidade.

“O atendimento de forma personalizada é um diferencial. Além de diminuir os riscos de internações, evita exposições ao ambiente hospitalar. A privacidade do leito familiar e o conforto facilitam o tratamento. O apelo emocional é outro fator fundamental para a recuperação”, revela.

Na sua área de atuação, as principais demandas no home care são pacientes com diagnóstico de disfagia; os pós AVC, AVE; demências; idosos que necessitem de cuidados e que estejam impossibilitados de sair e também os pacientes de alta complexidade que fazem uso de traqueostomia e gastrostomia (GTT).

Consultas
Rua 13 de Maio, 286, Centro – Medical Center – sala 607
Atendimento fonoaudiológico domiciliar – 22 2739-8870
 22 98800-6563 | @joicybonfa