×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Há vagas… pagando

.

Opinião
Por Redação
9 de maio de 2021 - 0h01
Motociclista estaciona na Rua 21 de Abril, Centro (Foto: Silvana Rust)

O preço de estacionar nas ruas de Campos. Esse é o título da reportagem especial desta edição. Certa vez a saudosa Irmã Suraya Chaloub, diante de uma gritaria de pais que reclamavam do preço das mensalidades escolares, reagiu afirmando: “É mais barato colocar o filho em uma escola particular do que colocar o carro em um estacionamento”. Sábia, de certa forma tinha razão, observando as proporções dessa analogia.

Os preços da fração dos estacionamentos particulares de Campos são altos, embora existam cidades onde esse custo é ainda maior. E quando o estacionamento é na rua? A prefeitura já decidiu que vai voltar a cobrar em algumas áreas da cidade, mas os detalhes de onde, quando e quanto ainda não foram oficialmente definidos.

Fala-se em R$ 2,00/hora para carros e R$ 1,00 para motocicletas. Para quem estacionar no curso de todo o horário útil, é um preço salgado. Por outro lado, técnicos da prefeitura afirmam que, com poucas vagas públicas nos corredores comerciais da cidade, é preciso estabelecer um rodízio e cobrando seria a melhor maneira.

Além de um bom dinheiro para os cofres públicos, a prefeitura daria a sensação de que o número de vagas na cidade aumentou, porque a rotatividade tende mesmo a ser intensa. Durante o tempo em que a prefeitura cobrava pelas vagas, esse efeito se fez presente, embora fosse mais barato naquela época, quando se pagava em boletos que valiam para todo aquele dia.

Pode-se concluir que são sinais dos novos tempos e essa seria uma solução para o problema do aumento da frota de veículos em uma cidade onde achar uma vaga no Centro é procurar uma agulha no palheiro. Com a cobrança, as vagas serão realmente rotativas, pois, do contrário, vai doer no bolso.

Comemoram, por exemplo, os veículos de aplicativos e táxis. Lamenta-se que o transporte público ainda seja um problema maior do que o número de vagas existentes em Campos, assim como cobrar por elas.