×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sem estoque de CoronaVac, prefeitura volta a suspender aplicação de segunda dose

Idosos chegaram a se aglomerar em postos e, por falta de doses suficientes, já não foram vacinados nesta terça-feira

Geral
Por Redação
4 de maio de 2021 - 19h29
(Foto: leitor)

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu mais uma vez a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac, por falta do imunizante. As doses destinadas aos postos de vacinação nesta terça-feira (4) foram todas aplicadas, mas não atendeu à demanda. Idosos se aglomeraram nas filas pela manhã e muitos não conseguiram se vacinar (Veja aqui) .

A retomada da vacinação de 2ª dose ainda não tem data para acontecer, pois depende de envio pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Quando o carregamento chegar, o público prioritário será o de profissionais da saúde e os inscritos em cadastro de reserva. A segunda dose da AstraZeneca, no entanto, continua com a agenda mantida para profissionais de saúde e idosos, com distribuição de senhas.

Segundo a Prefeitura de Campos, idosos passaram a noite na fila para serem vacinados nesta terça-feira. Muitos não estariam respeitando a fila de prioridade que contemplaria idosos que tomaram a 1ª dose até o dia 2 de abril.

“Diante disso, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) orientou a realização do cadastro reserva daqueles que estavam na fila e não conseguiram tomar a vacina e, essas pessoas serão convocadas para o reforço junto com os profissionais de saúde já cadastrados. Estamos muito preocupados com pessoas passando a noite em filas e, a maioria delas, não respeitando a orientação que estamos dando de dar prioridade a quem completou o prazo de 28 dias há mais tempo. Teve pessoas que tomaram a vacina depois do dia 2 de abril na fila tirando a vez das pessoas convocadas. Então a gente orientou que todos os postos fizessem o cadastro reserva daqueles que estavam na fila, mas que por ventura não foram vacinados na data de hoje”, explicou o subsecretário da Subpav, Charbell Kury.

Pela manhã, o Jornal Terceria Via conversou com o aposentado Luis Carlos Crespo, que tomou a primeira dose da CoronaVac no dia 23 de março chegou às 2h da madrugada para conseguir uma senha. “Eu li ontem que eram 40 vacinas. Cheguei cedo aqui e não sei se vou conseguir ser vacinado. Eu li no site da Prefeitura 40 vacinas em todos os postos. Estou com a senha. Cheguei às 2h da madrugada. Disseram que vieram oito frascos de doses de vacina. Me parece que tem algo errado aí. Por que uma caixa com 32 doses? Disseram se, caso sobrar, eu vou tomar a vacina.  É uma falta de respeito com idosos”, comentou.

Os profissionais de saúde que estão no prazo para tomar o reforço da CoronaVac foram convocados no último dia 2 para fazerem o cadastro exclusivo por WhatsApp no telefone (22)99986-6796. Na mensagem deve conter as seguintes informações: nome completo; bairro; data da 1ª dose; e contato telefônico.

AstraZeneca

A 2ª dose da vacina AstraZeneca continua, nesta quarta-feira (5) sendo aplicada em profissionais de saúde e idosos que estão dentro do prazo de reforço. Também será aplicada a 1ª dose, também de AstraZeneca, pessoas com deficiência assistidas no Educandário São José Operário.

 
A aplicação da 2ª dose será através de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h, em dos postos espalhados pela cidade. Para receber vacina o idoso ou profissional de saúde deve apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose, CPF e documento com foto. 


“A 2ª dose da AstraZeneca pode ser aplicada entre a 4ª e 12ª semana após a data da aplicação da 1ª dose, nós recomendamos a aplicação a partir da 8ª semana, após a 1ª dose”, explica o diretor da Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.


Para os que irão tomar a 1ª dose da vacina nas instituições assistências a pessoa com deficiência deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. 

CRONOGRAMA PARA DEFICIENTES EM ASSISTÊNCIA:

Quarta-feira (05/05): Educandário São José Operário (1ª dose)
Quinta-feira (06/05): APAE de Farol de São Thomé (1ª dose)
Segunda-feira (10/05): Paraesporte (1ª dose)


POSTOS PARA 2ª DOSE DE IDOSOS:

Drive-thru Uenf; Drive-thru Guarus Plaza; Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro); UBS Poço Gordo; UBS Parque Prazeres; Creche Esplanada; UBS Penha; Fundação Municipal de Esportes; Escola Pequeno Frederico (Ururaí); Clube da Terceira Idade; ESF Lagamar (Farol); ESF Morangaba; UBS Tocos; UBS Conselheiro Josino; UBSF Ponta da Lama; UBS Santa Maria; UBSF IPSESF Santa Helena; UBS Parque Eldorado; UPH de Travessão; UPH Morro do Coco; UBS Custodópolis; UBSF Aldeia; UBSF Santa Cruz;  UBSF Lagoa de Cima; Patronato São José 


POSTOS PARA 2ª DOSE DE PROFISISONAIS DE SAÚDE: 

Drive Shopping BoulevardIFF/Guarus; UBS Parque Imperial; Prédio anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC).