×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Por unanimidade, Câmara reconhece Aryzão como patrimônio histórico do Município

Com capacidade para 15 mil torcedores, o Estádio Ary de Oliveira e Souza foi inaugurado em 9 de janeiro de 1938

J3 Esporte
Por Redação
28 de abril de 2021 - 9h19
Foto: Carlos Grevi

O Estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão, de propriedade do Goytacaz Futebol Clube, foi reconhecido como patrimônio histórico do município de Campos durante sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (27). O projeto de lei nº0053/2021 é de autoria de Silvinho Martins (MDB) e foi aprovado por unanimidade.

De acordo com Silvinho, o projeto garante que a identidade do Goytacaz seja mantida e colabora para a preservação da história do futebol campista. “Estou de alma lavada com a aprovação desse projeto. Agradeço ao Victor Hugo Rangel, vice-presidente do clube, que trouxe esse projeto para que eu pudesse apresentar na Câmara. Sem dúvidas, é um motivo de muita felicidade e emoção para mim”, afirmou Silvinho.

Torcedor do Goytacaz, o vereador Helinho Nahim (PTC) também se disse emocionado.

“Frequento o Aryzão desde criança, quando o meu avô me levava aos jogos na tarde de domingo ou nos sábados. Também quero lembrar de dois torcedores fanáticos, que é o saudoso Dom Américo, que fazia questão de demonstrar a sua paixão pelo clube por onde passava, e também o meu pai, que sempre declarou ser torcedor do goyta”, disse Nahim.

O presidente do clube, Dartagnan Fernandes, afirmou que a aprovação do projeto é uma vitória para toda a torcida alvianil.

“Estamos muito felizes com essa lei, que garante que o estádio Ary de Oliveira e Souza permaneça de pé. A nossa diretoria vai passar, a nossa torcida vai se renovar, mas o Aryzão, fruto do trabalho árduo de nossos antepassados, se manterá de pé por muitos e muitos anos”, garantiu Dartagnan.

Já o vice Victor Hugo Rangel, qualificou o projeto como “de suma importância”.

“Em meio a toda essa crise financeira, estávamos com o receio de acontecer com o nosso Aryzão o que aconteceu com o Godofredo Cruz. Quando levei esse projeto ao vereador Silvinho, tinha a certeza de que seria aprovado, devido a tamanha importância do nosso estádio para a cidade. O Aryzão não é apenas a história do Goytacaz. O Aryzão faz parte da história do município de Campos”, enfatizou Rangel.

História do Aryzão

Com capacidade para 15 mil torcedores, o Estádio Ary de Oliveira e Souza foi inaugurado em 9 de janeiro de 1938. Sua primeira partida de um Campeonato Carioca foi no ano de 1975.

O Goytacaz foi o primeiro clube do interior do Rio de Janeiro a ter sistema de iluminação em seu estádio, isto em 1960. Seu público recorde foi em 1º de setembro de 1978, com 14.996 espectadores.

Foi no Aryzão que um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, o tetracampeão Bebeto, marcou seu primeiro gol como profissional no ano de 1983, durante vitória do Goytacaz sobre o Flamengo por 2 a 1.