×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Relato do Front

.

Geral
Por Redação
18 de abril de 2021 - 6h00
(Foto: Rita Paes/Arquivo Pessoal)

Travando uma guerra contra um inimigo invisível que mata por instinto, heróis que salvam vidas, atuando na tão citada “Linha de Frente” muitas vezes são soldados quase anônimos. Fazendo uma analogia com a guerra, médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, são parte deste combo de heróis que, em vez de linha de frente, poderiam estar em um pelotão de infantaria.

São pessoas que para salvar vidas colocam em risco suas próprias. Então, é pertinente o uso do termo “relato de front” em uma guerra cuja a trincheira mais arriscada é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os jornalistas Priscilla Alves e Ocinei Trindade foram atrás desses relatos, pelo seu ângulo mais humano: os pedidos que os pacientes da Covid fazem a esses profissionais.

São inúmeras as histórias de perdas que marcam os profissionais, como marcou a enfermeira Mayara Souto, que relatou o caso de um jovem que perdeu a vida para a doença de maneira rápida. “Tivemos um rapaz novo que foi admitido no CTI acordado, lúcido, falando sobre a família e os planos de vida e, em poucas horas, evoluiu para a intubação, vindo com uma piora clínica brusca e em seguida uma parada cardiorrespiratória irreversível. Esse caso nos deixou muito surpresos e emocionados”, lamentou.

Já a enfermeira Carolina Pereira fala da perda de uma paciente jovem que também era da área da saúde. “O falecimento dela me tocou muito porque era uma pessoa cheia de sonhos e com muita fé de que iria melhorar para cuidar dos filhos. Era muito nova e enfermeira, assim como eu. Ela estava fazendo tratamento para leucemia quando pegou Covid. A parte mais difícil é você se doar naquele momento para ajudar na melhora do paciente e não ver resultado”.

São relatos na primeira pessoa, que falam de pessoas, muitas delas que já não estão entre nós. Por isso é precioso dar voz a quem convive com a morte para desta forma valorizar a vida. A reportagem especial desta edição é humana, reunindo uma série destes relatos em um dos momentos mais difíceis da sociedade. São relatos da frente de uma linha tênue entre a vida e a morte.