×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Espetáculo on-line “Periferida” aborda orientação sexual e identidade de gênero

O projeto do Coletivo Acuenda aborda temáticas sensíveis ao mundo LGBT por meio de duas narrativas paralelas

Cultura
Por ASCOM
9 de abril de 2021 - 10h44
Fotos: Divulgação/Jonatas Marques

O espetáculo Periferida, que estreou na última sexta-feira (2), segue até dia 18 de abril, sempre às 19h, em formato virtual, pelo canal do Coletivo Acuenda no YouTube e nas páginas de Facebook do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, da Cooperativa De Artistas, do Centro Cultural Penha e do Teatro Flávio Império.

O projeto aborda temáticas sensíveis ao mundo LGBT por meio de duas narrativas paralelas e faz parte do projeto “ZLGBT ou PERIFERIDA, Colorindo o CEU da Zona Leste” – contemplado pela 4ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Foto: Divulgação/Jonatas Marques

Sinopse

Os protagonistas vivem na periferia de São Paulo. PERIFERIDA é o local onde nascem e crescem Pedro e Samantha. Além de dar nome ao espetáculo, PERIFERIDA é também uma personagem que narra esta história.

Pedro é a típica criança afeminada que sofre preconceitos. Ao tentar se integrar às brincadeiras comuns do bairro como empinar pipa, ele é atacado por outras crianças. Às vezes, crescer como um menino gay na periferia é não entender a própria condição e o mundo drag é a grande descoberta de sua adolescência.

Samantha é filha de pais evangélicos e conservadores. Seu nascimento como Claudinei enche a família de esperança e sonhos para o garoto. Na adolescência, ela se afirma como mulher trans e entra em conflito com os familiares.

Foto: Divulgação/Jonatas Marques

O espetáculo lida com os temas da orientação sexual e identidade de gênero e, sobretudo, esclarece as diferenças entre estes termos. A partir da história de uma drag e uma travesti, suas diferenças são evidenciadas.

PERIFERIDA tem uma dramaturgia moderna e autoral assinada pela dramaturga potiguara Ramilla Souza e desenvolvida em conjunto com o Coletivo Acuenda. As histórias de vida dos integrantes do Coletivo e da travesti Agatha D’Oliveira são uma das bases de pesquisa. Com direção do ator e músico potiguara Juão Nyn, PERIFERIDA estreou em São Paulo, em fevereiro de 2017. O Coletivo Acuenda atua há seis anos, com sede no Jardim Romano, bairro do extremo leste de São Paulo e é conhecido por trabalhar a temática LGBTQIA+.

SERVIÇO:

PERIFERIDA | TEMPORADA ONLINE | 02/04 a 18/04

CANAL DO YOUTUBE DO COLETIVA ACUENDA

Link: http://bit.ly/ColetivoAcuenda

EXIBIÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DA COOPERATIVA DE ARTISTAS 

LINK: https://www.facebook.com/CooperativadeArtistas

10/04 – 20h | PERIFERIDA 

EXIBIÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DO CENTRO CULTURAL PENHA

LINK: https://www.facebook.com/centroculturalpenha

16/04 – 20h | PERIFERIDA 

17/04 – 20h | PERIFERIDA

18/04 – 19h | PERIFERIDA

EXIBIÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DO TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

LINK: https://www.facebook.com/teatroflavioimperio

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

DURAÇÃO: 1h25min

FICHA TÉCNICA

Direção: Juão Nyn

Assistente de Direção: Jhonny Salaberg 

Dramaturgia: Ramilla Souza 

Elenco / Coletivo Acuenda: Bruno Fuziwara, Paulo Oliveira, Clay Dalim e Felipe Barbosa Gonçalves

Atrizes Convidadas: Alícia dos Anjos, Giovana Lima, Lindsay Lohanne Lopez e Maria Gabriela Almeida

Concepção e Figurinos: Aline Dayse

Concepção de Cenografia: Juão Nyn                

Cenotécnico: Mauro Martorelli

Iluminação: Dara Duarte 

Sonoplasta: Jessica Montenegro 

Produção: Wemerson Nunes – WN Produção Cultural

Produção Executiva: Ana Carolina Marinho

Ilustração: Auá Mendes e Filipe Marcus

Designer Gráfico: Anderson Leão

Assessoria de Imprensa: Thaís Peixoto – ComunArte Comunicação e Cultura

Contra-Regra: Cayene Moreira 

Fotografia e vídeo: Cassandra Mello

Som direto: Caio Tupã 

Legendas: Felipe Barbosa Gonçalves e Cassandra Mello

Colaboração: Coletivo Estopô Balaio e Teatro Flávio Império

Sobre o Coletivo Acuenda

O Coletivo Acuenda é formado por jovens artistas moradores do Jardim Romano, zona leste de São Paulo. O Grupo nasceu em junho de 2014, a partir da realização da ação cultural Cabaret D’água, evento de drags realizado na periferia de São Paulo. Cabaret D’Água é fruto de inquietações dos integrantes, uma resposta poética e glitterizada diante do preconceito e de todas as questões que envolvem a existência de jovens LGBTs moradores da periferia.

O primeiro espetáculo do coletivo intitulado PERIFERIDA, estreou em 2017, com circulação nos espaços Centro Cultural da Penha, Teatro Flávio Império e CEU Três Pontes. A segunda temporada foi realizada em 2018, com circulação nos espaços Centro Cultural da Penha e Teatro Flávio Império. O grupo foi contemplado em 2018 pela 7ª edição do prêmio PapoMix da Diversidade, na categoria Ativismos e Coletivos e, em 2019, na 4ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura. Também em 2019, o coletivo participou dos documentários: A Arte de Resistir (Produtora Cataclisma), Coletivo Jovens – Acuenda (Canal Futura) e As Drags da Quebrada (Tab Uol).