×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos vai implantar usinas de oxigênio para atender alta demanda de pacientes com Covid-19

Subsecretário de Vigilância em Saúde afirma que internações e risco de morte são maiores nesta nova onda

Geral
Por Redação
9 de abril de 2021 - 14h00
UPH São José (Foto: SubSupcom/Campos)


O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, anunciou, durante reunião do Gabinete de Crise montado pela Prefeitura para combater a pandemia do novo coronavírus, que o município vai implantar duas novas usinas de oxigênio para atender a grande demanda gerada pelos pacientes internados com Covid-19. Segundo ele, estas usinas vão manter o abastecimento. Por enquanto, a data da instalação não foi informada.

“Lá no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus já temos duas usinas de oxigênio e a diretoria da Beneficência Portuguesa está providenciando uma terceira usina. No Hospital São José, nós também estamos viabilizando uma usina de oxigênio. Atualmente, nós estamos usando cilindros lá, mas temos dificuldades de adquirir novos cilindros, pois o país todo está com uma alta demanda. Com as usinas, a gente afasta o fantasma da falta de oxigênio do nosso município”, explicou.

O aumento da demanda por oxigênio no município acontece desde o aumento dos casos, no final de março. Segundo o subsecretário municipal de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, há suspeita de que a variante de Manaus é a que está circulando em Campos. De acordo com o médico, os pacientes demandam um período maior de internação.

“A chance de uma pessoa com Covid ir para o hospital e morrer é muito maior nesta terceira onda. Quem morre, morre perto do 19º dia de internação. Ou seja, é uma internação longa. Quem sobrevive, começa a se recuperar lá pelo 22º dia. Se a gente não tivesse tomado todas as medidas que tomamos, hoje a gente poderia estar com 200 pessoas na fila de UTI e estaríamos em uma situação catastrófica”, concluiu.

O Jornal Terceira Via solicitou mais detalhes sobre a instalação das usinas à Prefeitura de Campos e aguarda resposta.