×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Autoridades sanitárias afirmam que fechamento do comércio completou “ciclo”

Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, lockdown por mais de 21 dias não produz benefícios adicionais

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
9 de abril de 2021 - 15h02
(Foto: Carlos Grevi)

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), ao lado do vice-prefeito Frederico Paes, em reunião remota nesta sexta-feira (9) do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19, apresentou à sociedade civil e a população os dados epidemiológicos referentes às restrições adotadas na última semana, com geração de resultados que contiveram parcialmente o contágio, mas mantendo a cidade na fase vermelha e permitindo a abertura gradual do comércio por setores e faixas horárias, com as medidas devendo ser detalhadas nesta sexta-feira (9), em publicação no Diário Oficial, para vigorarem a partir de segunda.

Wladimir explicou que dados técnicos indicam que o fechamento por mais de 21 dias não irá produzir mais resultados, mas que é preciso que a população faça a sua parte, com uso de máscaras, álcool gel, distanciamento social.

“Nós podemos atingir semana que vem a marca de mil mortes. É uma guerra que estamos vivendo em Campos e no Brasil, que vai registrar quatro mil mortes por dia. Vamos continuar com diálogo aberto com o comércio, as entidades de classe, com a sociedade civil, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública para encontrar caminhos, mas todo precisam colaborar”, defendeu o prefeito.

O subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury, detalhou que as medidas restritivas adotadas, como o fechamento do comércio, completaram um ciclo que resultou na superação do que seria um cenário ainda mais dramático:

“Se a gente não tivesse tomado nenhuma medida, nós não achataríamos a curva de contágio e estaríamos vivendo o caos, com 100, 200 pessoas na fila de espera”, disse o subsecretário.

Charbel apontou que as intervenções das três semanas conseguiram seu efeito na redução e que irão se manifestar nas próximas duas semanas.

“Nós temos que agradecer ao comércio, às entidades do setor produtivo, que deram seu sacrifício. Agora, após os 14 dias, temos que trabalhar o retorno gradual do comércio, intensificando a consciência, a educação em saúde, o respeito aos protocolos da Regra da Vida”, explica Charbel.

Participaram da reunião do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19, o prefeito Wladimir Garotinho, o vice-prefeito Frederico Paes, o secretário de Saúde, Adelsir Barreto, o subsecretário executivo de Saúde, Paulo Hirano, o Procurador Geral do Município, Roberto Landes e o Subprocurador Geral Gabriel Rangel, o subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Charbel Kury, os promotores Marcelo Lessa e Maristela Naurath, o defensor público Lúcio Campinho, entre outros.

Mais vacinas e leitos

Na manhã desta sexta, Wladimir recebeu no Aeroporto de Campos 11 mil doses de vacinas e medicamentos como bloqueadores neuromusculares e anunciou a entrega de um segundo carregamento de insumos na próxima semana. O medicamento será suficiente para 15 dias.

Wladimir disse que as equipes técnicas da prefeitura têm trabalhado incansavelmente para enfrentar a pandemia, gerando resultados: “Até domingo teremos mais 10 leitos de UTI abertos e na semana que vem serão outros 10 leitos de UTI, fora os 10 leitos abertos na semana passada. Então, Campos conseguiu em 15 dias abrir 30 novos leitos de UTI”. O prefeito disse que na última semana foram abertos 13 leitos de clínica médica e na próxima semana serão mais 49 novos leitos de clínica médica, completou o prefeito, lembrando que em duas semanas estão sendo, então, ofertados 62 novos leitos.