×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Porto do Açu exporta espodumênio pela primeira vez

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
5 de abril de 2021 - 16h44

O Porto do Açu tem, para este mês, a previsão de mais uma operação inédita para exportação através do Terminal Multicargas (T-MULT). O carregamento de 11 mil toneladas do minério espodumênio seguirá para a China. Com esta carga, o portfólio crescente do T-MULT chega a 38 clientes e 14 produtos. Em operação desde 2016, o terminal já movimentou quase 3 milhões de toneladas. Em 2020, inseriu o estado do Rio no agronegócio brasileiro, com algumas operações de fertilizantes e, neste ano, estará na rota para o mercado de grãos, especialmente trigo e milho, que também equilibram a matriz de cargas do terminal (exportação-importação) e otimizam o fluxo logístico já existente como carga de retorno. Para os próximos anos, há a previsão de expansão do Terminal Multicargas, com a ampliação da capacidade de estocagem coberta e expansão do pátio já existente.

Aumenta o número de lojas virtuais em Campos
Aumentou consideravelmente o número de lojas físicas de Campos que apostaram na versão virtual de vendas. Para alguns desses empresários, esse é um caminho sem volta, embora frisem que a loja física vai sempre existir. Mais de 100 empresas de Campos estão operando por meio de canais digitais, segundo estimativa do empresário Ralph Pereira.

É necessário
O atendimento on-line também deslanchou na área da psicologia em Campos. A procura por terapias já vinha crescendo no Brasil e aumentou com os conflitos gerados pela pandemia, como ansiedade, depressão e necessidade de adaptação ao novo. Apesar do atendimento presencial estar permitido por meio de hora marcada, as sessões virtuais estão sendo mais procuradas para evitar a circulação de pessoas nas ruas e aglomerações em consultórios e o resultado é o mesmo, garante a categoria.

Itapemirim poderá patrocinar o Flamengo
Se está difícil para o Flamengo, imagine para os outros. O rubro-negro tenta renovar sua cota de patrocinadores. Até agora o que mais avançou foi o diálogo com a Itapemirim Aérea, que pretende fazer voos entre Vitória, Campos e Rio de Janeiro. O presidente do Mengo, Rodolfo Landin, está mais que animado.

Campos deve ganhar duas choperias classe A
Os dois projetos são de empreendedores locais. Uma das choperias deverá ser instalada na BR 101, no perímetro urbano. A outra, bem no Centro de Campos, próximo à Beira-Rio. Tudo para depois que a pandemia passar.

Expectativa de alta no preço do açúcar para a próxima safra
No ano passado, as duas usinas de Campos produziram R$ 500 milhões com a venda de etanol. Só produziram açúcar para poucas demandas. Mas o açúcar, que é uma commodity, está reagindo. O etanol mantém um excelente preço. Essa tem tudo para ser a safra dos sonhos com uma oferta maior de cana.

Campos poderá ganhar uma faculdade de veterinária
Sobre uma nota publicada há um mês por essa coluna, de que Campos poderia ganhar uma nova faculdade, não se revelou de que. Na verdade, é de Veterinária e a sede é no interior de São Paulo com investidores de Goiás. Mas o local do empreendimento ainda não foi definido.

A bela arte deixada pelo craque Gilberto Assad
O artista plástico e desenhista Gilberto Assad, que morreu na semana passada vítima da Covid-19, deixa um legado artístico para a história. São muitos os trabalhos inéditos que ele produziu nos últimos anos com seus traços peculiares. Figuraça adorável que já faz falta.

Procura-se uma área de mil metros quadrados no Centro de Campos
Os corretores de imóveis estão em polvorosa. Uma rede de atacado de roupas quer aportar no Centro de Campos. O que está pegando é a área. O grupo exige uma de mil metros quadrados, o que é uma coisa rara. É esperar para ver.

‘Barca’ no Sebrae/RJ levou quase todos os coordenadores
Não foi só Gilberto que foi demitido do Sebrae. Outros coordenadores do órgão, na região, também foram alcançados pela ‘barca’. Uma pena, porque o trabalho era bem coordenado.