×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moradora encontra recém-nascido em caixa de papelão no Parque Nova Brasília

A três dias do domingo de Páscoa, acontecimento emocionou moradores da rua Álvaro de Azevedo Barcelos

Geral
Por Redação
1 de abril de 2021 - 10h17
Elvira Correa Sebastião mostra local onde o menino foi encontrado. (Fotos: Silvana Rust)

Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de papelão na rua Álvaro de Azevedo Barcelos no Parque Nova Brasília, em Campos. Uma moradora ouviu o choro do menino e mobilizou a vizinhança, que acionou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A criança foi encaminhada para o Hospital Plantadores de Cana (HPC) e passa bem. Ele está sendo avaliado por uma equipe médica, que deu detalhes sobre o estado de saúde da criança (veja o vídeo no final da reportagem).

A suspeita é de que o bebê tenha sido abandonado pouco após o parto, já que estava sujo de sangue e ainda tinha o cordão umbilical. O menino foi encontrado por Elvira Correa Sebastião, que reside no bairro.

Estagiário de educação física, Jorge Júnior saia para o trabalho quando foi chamado pela vizinha.

“Acordo todos os dias 4h40. Me arrumo e venho para a frente da casa, esperar um irmão que vem me apanhar para ir para a igreja. Aí, hoje, ouvi uma criança chorando. Uma vizinha está esperando bebê, então, eu procurei ver, mas não tinha luz nenhuma acesa. Quando o dia clareou, eu vi a caixa. E quando olhei, vi a criancinha emboladinha”, contou.

Ela, então, chamou o vizinho Jorge Júnior, que é estagiário de educação física e se preparava para mais um dia de trabalho.

Mãe de Jorge, Geilma Fiuza de Araújo se emociona ao falar sobre o caso.

“Estava colocando as coisas no carro quando dona Elvira me chamou. Me aproximei da caixa e vi a criança enrolada em um pano de chão. Então, pedi que minha mãe trouxesse uma coberta”, disse o rapaz.

Emocionada, a mãe de Jorge, Geilma Fiuza de Araújo, descreve os momentos que se seguiram: “Voltei correndo, peguei um lençol. Ele (Jorge) pegou a criança nos braços. Nós a enrolamos e trouxemos para dentro de casa. Foi aí que ela parou de chorar e adormeceu”.

O encontro da criança foi registrada na 134ª Delegacia Policial (DP), no Centro. O Conselho Tutelar acompanha o caso.

O acontecimento marcou a Páscoa da vizinhança. “Foi Deus, mesmo, que viu a gente, para salvar a vida dessa criança”, opinou Geilma.

“Desejo que ele tenha muita felicidade e saúde e que encontre um lar”, completou Jorge.

“Espero que Deus coloque no caminho dessa criança um casal que a adote e que sejam bons pais”, encerrou Elvira.

Bebê abandonado em caixa de papelão está abaixo do peso, mas passa bem

O recém-nascido foi batizado pela equipe médica com o nome de Lucas Emanuel e será encaminhado para o acolhimento assim que receber alta. Segundo o Dr. Marianto Cunha, pediatra responsável pela UTI Neonatal do HPC, o bebê pesa 2.425 quilos e 45 centímetros. Apesar de estar bem do ponto de vista clínico, é um recém-nascido abaixo do peso.

“A criança aparenta ter nascido com 38 semanas e 5 dias e está em boas condições clínicas. Está recebendo assistência adequada, mas precisará ficar em observação para analisar sua evolução. Ele não apresenta sinais de nenhum tipo de patologia, mas como nasceu com menos de 2.500 quilos, então é identificado como recém-nascido de baixo peso. Provavelmente, durante a gestação, aconteceu algum evento para que ele tenha baixo peso. Pode ser má nutrição da mãe, ou a mãe pode ter algum tipo de problema de saúde que fez com que a criança se desenvolvesse menos. Embora esteja clinicamente bem, não é um recém-nascido isento de risco”, informou o médico.

Ainda segundo o médico, há indícios de que foi um parto sem os cuidados devidos, já que o cordão umbilical foi cortado de maneira indevida. Então há risco de infecção para o bebê, o que também justifica os cuidados extras.

Lucas Emanuel será encaminhado para a Vara da Infância e Juventude de Campos e, posteriormente, encaminhado para um abrigo.