×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CDL Campos diz que mais de 40% dos comerciantes não vão conseguir pagar salários de funcionários

Entidade critica lockdown, cita grave crise no setor e preocupação com trabalhadores que não receberão sequer rescisões trabalhistas

Geral
Por Redação
31 de março de 2021 - 16h50

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos afirmou que cerca de 40% dos empresários não vão conseguir pagar os salários de seus funcionários referentes ao mês de março. Segundo a entidade, a crise no setor é agravada pelo lockdown imposto pelo governo municipal. As informações foram divulgadas na tarde desta quarta-feira (31) em uma coletiva de imprensa com a presença do presidente José Francisco Rodrigues e de membros da diretoria.

“O decreto atual impõe o fechamento do comércio até a noite do próximo domingo (4). Se nós não tivermos a autorização para reabrir no término do decreto, teremos uma situação catastrófica. Algumas empresas já nos confidenciaram que não vão conseguir pagar seus funcionários. Nossa grande preocupação é a fome que está vindo, porque se o empresário manda um funcionário embora sem pagar, é um problema muito sério”, relatou o presidente.

Na tentativa de minimizar os impactos, os representantes das entidades fazem um apelo ao governo municipal. “Precisamos que o comércio seja reaberto. A reabertura é fundamental em respeito aos funcionários, que estão correndo risco de perder seus empregos. Também queremos mais agilidade na vacinação. Precisamos que o governo se desdobre o mais rápido possível e vacine a população”, pediu Norival Lima, diretor da CDL.

Perfil ocupacional de infectados e lockdown sem eficácia

Norival defende que as autoridades em Saúde façam um levantamento sobre de quais segmentos são as pessoas infectadas.

“Nós da CDL gostaríamos que a equipe de dados da prefeitura quantificasse, entre os contaminados, quais são os segmentos dos quais eles pertencem. Precisamos saber se tem lá dentro dos hospitais mais comerciário, agricultor, funcionário público, funcionário da saúde, aposentado… Qual o perfil ocupacional do doente? Nós não temos esse dado e não é uma pesquisa difícil de ser feita. A partir daí, observando a proporcionalidade, nós vamos ter o perfil ocupacional do doente e vamos saber qual é o segmento que é o ofensor ao contágio”, solicitou.

Norival questionou ainda o aumento dos casos durante o período do fechamento do comércio. Também precisamos que nos seja dado a oportunidade para que a gente fique pelo menos 14 dias abertos e que estudem os números desses 14 dias. Porque nestes dias que estamos fechados, os números não diminuíram. Vamos abrir 14 dias e vamos ver se os números vão cair?”, sugeriu.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que informou que:

“A prefeitura entende a preocupação dos comerciantes, mas a cidade passa por um dos piores momentos no combate à Covid-19. A ocupação de leitos nas redes SUS e Particular é de 100% e existem 54 pessoas na fila à espera de um leito de Covid. O município, que atualmente encontra-se na fase vermelha, segue a determinação do MP. O decreto municipal com as restrições vigentes segue até o próximo domingo (4/4). A medida foi necessária para evitar a circulação de pessoas nas ruas e, desta forma, reduzir a disseminação do vírus e o número alarmante de novos casos e de mortes. Uma reunião do Gabinete de Crise Covid-19 está prevista para a segunda-feira (05) para informações e novas ações a serem implementadas”.