×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cláudio Castro anuncia abertura de leitos, chegada de vacinas e calendário unificado de imunização

Governador em exercício prevê chegada de duas milhões de doses até 31 de março

Estado do RJ
Por Marcos Curvello
26 de março de 2021 - 8h09
(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), no Palácio Guanabara, a abertura de mais de 900 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 nas próximas duas semanas. A ampliação das vagas em hospitais do Estado do Rio é resultado da articulação do governador em reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.

“Minha ida a Brasília já deu frutos. Estamos estadualizando 560 leitos federais. Eu tinha até anunciado um número menor, mas o ministro da Saúde deu a ordem: além de 80 leitos abertos ontem, serão mais 480 até a semana que vem. Teremos mais 560 leitos, que farão com que essa nossa taxa de ocupação baixe bastante ao longo da semana”, explicou o governador.

Além dos leitos em hospitais federais, há ainda mais vagas em unidades de saúde estaduais e na rede privada.

“Estamos aumentando os leitos estaduais. Temos uma perspectiva de 200 leitos estaduais a mais. Além disso, haverá mais um ingresso de 180 leitos da rede privada, após chamamento público”, completou Castro.

Recorde de vacinas

No combate contra o avanço da Covid-19 no estado, Cláudio Castro destacou, ainda, que recebeu do Ministério da Saúde a previsão de chegada de dois milhões de doses de vacinas para o Rio até o dia 31. Até agora, o estado já distribuiu para os 92 municípios 2.176.120 doses. Com a nova chegada, serão mais de 4 milhões de doses.

“Em Brasília, tivemos uma perspectiva de até 31 de março recebermos mais 2 milhões de doses de vacina. Com isso, dependendo da vacina que recebermos, talvez mais de 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas”, disse.

Calendário de vacinação

O governador anunciou também a criação de um calendário único estadual de vacinação. O objetivo é garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco.

“Na segunda-feira, a pedido dos prefeitos, apresentaremos um calendário único de vacinação. Para que a população não precise ir em outro município, vacinamos em todos os municípios a mesma faixa etária”, explicou.

Medidas restritivas

Cláudio Castro aproveitou para detalhar as novas medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Estado. A medida instituiu feriados entre os dias 26 de março e 4 de abril. As restrições levaram em consideração as reuniões de conversas com os prefeitos dos 92 municípios e representantes do setor produtivo, além da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.

“Os números de atenção básica da última semana acenderam um alerta. Por isso, decidimos decretar essa parada emergencial, não é um feriado tradicional. Faço um apelo à população: é o momento de ficar em casa e proteger vidas. As decisões que tomamos foram técnicas e baseadas em muito diálogo. Conversamos com os prefeitos, os empresários, os poderes Legislativo e Judiciário e o Ministério da Saúde. Estamos fazendo de tudo para combater esse inimigo em comum, que é o vírus”, disse.

Liberação de atividade física individual nas praias

Ainda nesta quinta-feira (25), um novo decreto publicado no Diário Oficial extra libera a prática de atividade física individual nas praias fluminenses, no entanto segue suspensa a permanência de pessoas, inclusive realizando atividades econômicas nas areias e esportes coletivos.

A nova publicação, ainda, inclui como essenciais e, portanto, podem funcionar, o comércio de autopeças e acessórios para veículos automotores e bicicletas (incluindo-se os serviços de mecânica e borracharia), supermercados e os serviços de lavanderia, de limpeza urbana, manutenção e zeladoria.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro