×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Livro aborda casos de tráfico de drogas e controle penal em Campos

Live no Instagram será transmitida às 19h nesta terça-feira (23) com os autores Tiago Abud e Antonio Carlos Filho

Literatura
Por Redação
23 de fevereiro de 2021 - 15h08

Tiago Abud e Antônio Carlos Filho são autores de “Descalços e Pés de Chinelo” (Divulgação)

O defensor público Tiago Abud e o advogado Antônio Carlos Filho participam nesta terça-feira (23) de uma transmissão ao vivo pelo Instagram, para falarem do livro “Descalços e Pés de Chinelo”, obra que ambos escreveram pela Editora Mais sobre controle penal. A live irá acontecer pela rede social às 19h. Os autores abordam suas experiências acompanhando casos de réus envolvidos com tráfico de drogas. Para acessar a transmissão, os internautas devem procurar pelos participantes nos endereços @tiago_abud, @criminal.antoniofilho, @emaiseditora. Após exibição, a conversa dos autores estará disponibilizada na rede social.

A quem serve o sistema de justiça criminal no Brasil? É assim que o prefácio apresenta a obra, que busca averiguar o modus operandi das agências oficiais de controle penal para, a partir da criminalização do tráfico de drogas, prenderem sempre mais do mesmo: jovens, pobres, pretos, iletrados e periféricos. A pesquisa revela como os agentes estatais burlam a vontade da lei e da jurisprudência, gerando o encarceramento massivo, que, ao fim, é caro para a população, não garante a paz social, nem atinge o fim declarado da pena, que é a ressocialização.

“Em suma, prende-se muito e mal, ao tempo em que os problemas de segurança pública se agravam. Qual o sentido de manter essa lógica? Afinal, há alguma solução para se encarcerar menos? São perguntas que o livro pretende responder, trazendo a posição dos autores sobre a (in)constitucionalidade do crime de posse de drogas para consumo pessoal e da interpretação possível para o tráfico de drogas, tendo como base o Estado Democrático de Direito”, destacam os autores.

Ilustração