×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Entrevista: Bruno Vianna criará link para denúncias de fraude à ordem de vacinação

"Iremos exigir do município, que já tem detalhado os nomes dos vacinados, que isso se torne ainda mais transparente", disse Bruno Vianna

Blog do Cláudio Andrade
Por Redação
23 de fevereiro de 2021 - 15h18

(Foto: Leonardo Berenger)

O vereador Bruno Vianna, (PSL), historicamente o parlamentar mais jovem que a Casa de Leis de Campos deu posse, me contou sobre seu Projeto de Lei que visa punir os “fura filas”, na espera da vacina contra a Covid-19. Bruno, filho de ex-deputado estadual Gil Vianna, falecido em maio de 2020, vítima do Coronavrus, disse que conhece na pele a dor de perder alguém para a doença e que vai lutar para que o projeto seja aprovado. Esse projeto prevê multa de R$ 25 mil reais.

Confira a entrevista:

Qual foi o principal motivo que te fez propor um projeto visando punir quem fura a fila da vacinação?

– Passar pela dor de perder alguém para a Covid-19, nos mostra a importância de lutar ainda mais para alcançarmos o fim dessa pandemia. A vacina é algo ainda muito desejado, é a esperança de dias melhores. Entendemos a ansiedade de toda população, mas devemos respeitar as autoridades de saúde, que estão nessa batalha e estudaram as fases, como forma de direcionar para os grupos emergentes. Vejo que temos que incentivar a vacinação, mostrar para as pessoas a importância de se vacinar. Mas, acima de tudo, como agente político, preciso que isso seja de forma correta.

Houve denúncias?

– O Ministério Público já recebeu mais de 3 mil denúncias em todo o país, sendo mais de 200 no Estado do Rio. Em nossa cidade, temos visto muitos questionamentos. Mas esse projeto é uma forma de inibir que as pessoas tentem furar a fila.

Como você pretende fiscalizar esse projeto, caso se torne lei.

– Iremos exigir do município, que já tem detalhado os nomes dos vacinados, que isso se torne ainda mais transparente. Será uma fiscalização intensa, desde quem recebe a dose, até o mais alto gestor. Junto a isso, iremos disponibilizar em nosso site um mecanismo com formulário, que também irá permitir o envio de imagens, vídeos, algum tipo de prova, para que a população possa denunciar. Após isso, iremos enviar todo material recolhido ao Ministério Público.

Temos em vigor a lei que pune quem não usa máscaras e acho que nunca ninguém foi multado. Acredita que a sua lei corre esse risco de não emplacar?

– Acredito muito na importância do nosso projeto, no impacto que ele vai causar, principalmente dentro do meio político, que deve ser exemplo para o povo. Nós queremos que isso não ocorra, mas estamos mostrando que terá punição.

Você teve a oportunidade de conversar com o governo sobre seu projeto?

– Sim, tive a oportunidade de conversar com o líder do governo na Câmara, vereador Álvaro Oliveira, que corrobora com a ideia, mostrando que o município deve estar pronto para detalhar todo tipo de informação para a população.

Há garantia do prefeito que se torne lei.

– Entendo que precisamos primeiro apresentar aos nossos colegas vereadores, como forma de ouvir e debater sobre esse projeto, que vejo como primordial para seguirmos com a ordem na vacinação em Campos. Mas também entendemos que é uma pauta nacional e de saúde publica e tenho certeza que o prefeito não irá se opor a isso.