Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Também são esperadas para esta semana mais 423 mil doses da CoronaVac

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
23 de fevereiro de 2021 - 8h19

Avião com 2 milhões da vacina de Oxford chega a Guarulhos na manhã de terça-feira (23). (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (23). A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro, onde as doses serão entregues à Fiocruz.

Na Fiocruz, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros 2,7 milhões de doses da CoronaVac esta semana. O RJ deve receber cerca de 9% do total, cerca de 423 mil doses.

No sábado, há a previsão de entrega de mais dois lotes do IFA (ingrediente farmacêutico ativo). Com isso, a expectativa é que a Fiocruz produza mais 2 milhões de doses.

Distribuição de vacinas no RJ

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 173.500 vacinas para 88 municípios. Elas estavam em estoque, reservadas para a segunda dose dos imunizantes.

O governo também entregou um lote pequeno, de 20 mil vacinas, de uma reserva técnica para a aplicação da primeira dose.

Vacinação suspensa

Várias capitais suspenderam ou restringiram a vacinação por falta de doses. Entre elas estão o Rio, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Macapá e São Luís.

No estado do Rio, a vacinação da primeira dose também foi suspensa, na semana passada, em Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Guapimirim.

Ainda estão aplicando as primeiras doses outros sete municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, Japeri, Mesquita, Magé e Queimados.

Em Nova Iguaçu, inclusive, teve fila na segunda-feira para quem queria se vacinar. Mas também teve solidariedade. Um casal de idosos ganhou uma carona para ser imunizado.

Vacinados no RJ

Até a tarde desta segunda-feira, 427.482 pessoas tinham tomado a primeira dose em todo o Estado do Rio. Isso corresponde a 3% da população com mais de 18 anos que deve ser vacinada. E outras 80.876 pessoas garantiram as duas doses.

No Município do Rio, a situação é a mesma: 270.862 pessoas vacinadas, sendo que 51.820 tomaram as duas doses.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que todas as pessoas que já tomaram a primeira dose têm vacina garantida para a segunda aplicação. Em relação aos novos lotes que estão chegando, Soranz afirmou que não sabe se será necessário reservar a segunda dose.

Segundo ele, a secretaria espera a recomendação do Ministério da Saúde.

Fonte: G1