×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Jardim São Benedito fechado e descuidado

Área de lazer considerada a mais nobre de Campos agoniza com falta de manutenção

Lazer
Por Redação
21 de fevereiro de 2021 - 0h01

Fechado há quase um ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Jardim São Benedito não está em seus melhores dias. Mato alto em alguns pontos, brinquedos quebrados e enferrujados e lixo nos canteiros apontam a situação de descuido vivida por uma das poucas áreas de lazer do município. A situação de descuido, no entanto, não é novidade e se arrasta desde o último governo. Contudo, a reabertura do local divide opiniões.

Apesar do aspecto de negligência do parque, os animais que estão no local têm sido cuidados. Há viveiros de preás, coelhos e periquitos, todos estão sendo alimentados periodicamente. O que não tem acontecido com a poda da grama.

Para um guardador de carros do Jardim São Benedito, que preferiu não se identificar, o parque está fazendo falta e deveria ser reaberto ao público, com as medidas de distanciamento e outros protocolos de saúde respeitados.

“O parque está largado e não é de hoje. Nunca mais abriram e é um ponto que faz falta, com área verde e espaço para esporte”, lamentou o guardador de carros.

Já a professora aposentada Lourdes Gregório Mattos, 72 anos, acha que a área deve permanecer fechada, como forma de evitar a propagação da Covid-19. Contudo, segundo ela, isso não impede que o local seja cuidado.

“Os números da Covid em Campos são de assustar e, por isso, acredito que o Jardim São Benedito não deve reabrir nem tão cedo. Mas, por ser um parque de destaque, devia ser melhor cuidado. Apesar de não estar recebendo público, o aspecto de descuido fica evidente para quem passa”, comentou a aposentada.

Em nota, a Subsecretaria de Serviços Públicos informa que vem realizando a limpeza de praças públicas abertas e dentro do cronograma está previsto que o Jardim São Benedito receba um mutirão ainda neste mês de fevereiro. Sobre a reabertura, ainda não há previsão, já que o município segue em fase amarela, por conta da pandemia.

Lockdown
O lockdown decretado pelo ex-prefeito Rafael Diniz passou a valer a partir da meia noite do dia 18 de maio de 2020, por conta do avanço do novo coronavírus e a possibilidade de colapso na rede pública e particular de saúde na época. Ao anunciar a medida, que já havia sido tomada por várias cidades brasileiras, a Prefeitura de Campos justificou que tinha 100% das vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) ocupadas e 87% dos leitos clínicos preenchidos.

Entre outras coisas, ficou proibida a permanência de pessoas e o trânsito em vias, parques, equipamentos, locais e praças públicas. Atividades esportivas em vias públicas, mesmo individualmente, foram suspensas. O lockdown foi paulatinamente flexibilizado a partir de 1º de junho de 2020, mas o Jardim São Benedito permanece fechado até hoje.