×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: Moradores voltam a se queixar da falta de ônibus em Serrinha

Segundo eles, o IMTT teria proibido vans de outros setores, que atendiam emergencialmente a linha, de circularem na região

Geral
Por Redação
2 de fevereiro de 2021 - 12h43

(Foto: Reprodução de vídeo)

Moradores de Serrinha, em Campos, voltaram a se queixar, nesta terça-feira (2), da falta de ônibus no distrito. Segundo eles, quem depende do sistema de transporte público enfrenta longo tempo de espera nos pontos até a chegada de um coletivo. Enquanto aguardavam para embarcara, usuários empunhavam faixas cobrando respeito.

O problema já havia sido denunciado ao Jornal Terceira Via e dura mais de 30 dias. Residentes tanto de Searrinha quanto de localidades próximas, como Caxeta, Sentinela do Imbé e Ibitioca, afirmam que a falta de acesso ao Centro vem rendendo demissões.

Um grupo de moradores fez um abaixo assinado pedindo o retorno da Viação Jacarandá à linha. O documento foi apresentado, na última sexta-feira, ao Ministério Público, que pediu sete dias para se posicionar.

De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, duas vans do setor E, que abrange as localidades de Santa Cruz, Rio Preto e Itereré, estariam fazendo a linha em caráter emergencial. Embora os veículos estivessem fosse licitados e estivessem autorizados a rodar, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) teria proibido os veículos de circularem foram de seu percurso original.

Ele afirma, ainda, que representantes das localidades teriam se reunido “diversas vezes” com o IMTT para tratar do problema, mas, apesar das promessas, não houve uma “solução definitiva”.

Em nota, o IMTT informou que “três empresas manifestaram interesse inicial para operar trechos que não estão sendo operados atualmente”. O órgão, porém, não fixa prazo para a resolução do problema, embora afirme acreditar que “muito em breve a situação seja resolvida”. Veja a íntegra da nota:

O IMTT informa que esteve reunido com a comitiva de Serrinha. Três empresas manifestaram interesse inicial para operar trechos que não estão sendo operados atualmente. Acreditamos que muito em breve a situação seja resolvida.

Assista abaixo a vídeo gravado pelos moradores de Serrinha:

Primeira página do abaixo assinado pedindo ao retorno da Viação Jacarandá, entregue ao MP por moradores de Serrinha e localidades vizinhas. (Foto: Leitor Terceira Via)

Empresa do Rio desistiu da linha

Em entrevista concedida ao jornal Terceira Via no último dia 21, Sanderson Vieira, que reside em Serrinha, explicou que a concessão da linha que atende ao distrito e localidades vizinhas é da empresa Rogil. Contudo, foi firmado um acordo com a Viação Jacarandá, que há 10 anos atendia à população local “sem que houvesse qualquer problema”.

No governo Rafael Diniz, com a reformulação do transporte público municipal, a linha Serrinha foi oferecida às vans, que não aceitaram a proposta devido à distância. Nesse ínterim, o acordo entre a Jacarandá e a Rogil foi rompido e a empresa proprietária dessa concessão voltou a atender o distrito, mas, segundo Sanderson, “de forma muito precária”.

“A Rogil nos atendia com ônibus quebrados, em horários confusos, com atraso… Muito diferente do serviço prestado pela Jacarandá antes da mudança no transporte municipal”, contou.

Mas, problema teria se agravado no dia 12 de janeiro quando, sem prestar esclarecimentos, a Rogil teria retirado todos os ônibus que faziam a linha Serrinha. O IMTT teria, então, contratado, em caráter emergencial, a Transleal, empresa do Rio de Janeiro que passou a atender a linha com apenas um veículo, em três horários.

“O ônibus também começou a dar problema. Por ser apenas um veículo, ele ia e voltava para Campos nesses três horários. Começou a faltar combustível e a apresentar problemas mecânicos. Até que hoje, nesta quinta-feira, a Transleal também se retirou, alegando que não recebe o repasse da Prefeitura e não tem como arcar com os custos”, disse Sanderson.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Conselheiro Josino também reclama

Conselheiro Josino, na região Norte de Campos, também sofre com a falta de transporte público. Em protesto, moradores da localidade pararam o trânsito no km 32 da BR-101, na tarde desta segunda-feira.

A paralisação provocou retenção de quase dois quilômetros em ambos os sentidos da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e negociou com os manifestantes a liberação do tráfego.

O IMTT informou, por meio de nota, que se reuniu ainda na segunda com representante dos permissionários do setor C para que possam atender o local.