×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: Acerca da fé

É um assunto delicado que transcende acerca da fé, em ambos os sentidos

Opinião
Por Editorial
24 de janeiro de 2021 - 5h10

Convento | Padre já foi esfaqueado (Foto: Carlos Grevi)

O título deste editorial, que trata do gradeamento de muitas Igrejas católicas em Campos é dúbio: pode sugerir a cerca ou acerca de. A nota dada por uma coluna do Terceira Via noticiando o gradeamento da Igreja São Benedito, onde no seu entorno se aglomeram moradores em situação de rua, teve repercussão.

Tanto que o assunto foi comentando de forma sensível e competente pela professora do IFF Juliana Rocha Tavares em sua rede social. Em suma, ela abordou que o aspecto da segurança, e de uma possível ameaça dos sem-teto, deriva da falta de uma efetiva política social no município, mas não poupou o endurecimento do coração, não só da igreja mas de todos.

A cerca da fé no sentido cristão colide com a cerca gradeada. Passa de forma subterrânea pelas palavras do Papa Francisco que alertou que o mundo precisa construir mais “pontes” no lugar de “muros”. Mas o que ocorre em Campos não pode ser considerado uma contradição da fé católica, embora o tema seja uma espécie de “hera” polêmica que tende a subir em muros ou pontes.

Então é preciso observar a raiz do problema. A política pública de assistência aos vulneráveis é falha, e a ira como a “hera dos excluídos” cresce estabelecendo uma insegurança na Casa de Deus, que deveria ser segura principalmente na defesa dos oprimidos.

Fato é que até a Catedral Diocesana, no coração da cidade também se protegeu por trás das grades, o que poucos percebem. Normalmente as igrejas estão estrategicamente localizadas em uma praça, formando um conjunto de Centro de Convivência. Era assim, mas toda estética mudou com o passar do tempo. É um assunto delicado que transcende acerca da fé, em ambos os sentidos.