×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Covid: médico de Campos denuncia que faltam leitos e profissionais para UTIs

Segundo o intensivista, os novos equipamentos anunciados pelo prefeito ainda não estão em operação

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
19 de janeiro de 2021 - 19h17

Médico fez denúncia em suas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Especialista em medicina intensivista e emergência, o médico Luiz Renato Maia Maciel, que atua na sala vermelha da Beneficência Portuguesa, onde está instalado o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), denunciou que além da falta de leitos de UTI em Campos, em plena pandemia do novo coronavírus, não há profissionais na rede pública para atuação nas salas específicas de terapia intensiva. Segundo ele, é por esse motivo que os 10 novos leitos anunciados no último sábado (16) pelo prefeito Wladimir Garotinho ainda não estão funcionando e sequer têm data prevista para operação.

“Estou no final de um mais plantão diário e, há dois dias, o prefeito divulgou nas suas redes sociais que ele montou 10 leitos de UTI. Hoje (dia 18), precisei de duas vagas de UTI, dois pacientes graves entubados, e cadê as vagas de UTI? O prefeito esqueceu de dizer que esse leitos não estão funcionando e não foi ainda divulgado nem previsão de quando vão funcionar. Prefeito, você que começou trabalhando bem, está fazendo aí nesses 17 dias de governo um bom trabalho, parece que está com disposição e tudo mais, não cometa os mesmos erros que seus antecessores”, desabafou o médico em um vídeo postado em suas redes sociais na segunda-feira (18).

Luiz Renato Maia Maciel explicou que montar leitos de UTI não é só disponibilizar camas com equipamentos para ventilação mecânica. “Tem que ter médico, técnico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, esses profissionais de saúde têm que ser remunerados, têm que ser qualificados. Então, montar leito de UTI não é só colocar uma cama em qualquer lugar com ventilador. É muito mais do que isso”.

E finalizou: “Os 10 leitos de UTI não foram ainda abertos à população. O senhor não criou 10 leitos de UTI. É mentira. Na realidade, não é mentira, os leitos estão lá. Mas eles não estão disponíveis para atender como foi aí imensamente divulgado nas redes sociais”, afirmou Luiz Renato Maia Maciel.

A equipe de reportagem fez contato com a Secretaria de Saúde e aguarda um posicionamento do órgão sobre o assunto.