Com estoque baixo, Hemocentro de Campos busca doadores em coleta itinerante

Ônibus circulará por cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense nos próximos dias

Saúde
Por ASCOM
19 de janeiro de 2021 - 9h22

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

O Hemocentro Móvel de Campos, no Norte Fluminense, vai às ruas para buscar doadores de sangue a partir desta terça-feira (19). Para manter o estoque, são necessárias 70 doações por dia, porém a média ultimamente tem sido de 20 doações diárias.

Em tempos de estoque crítico, as cirurgias eletivas, aquelas marcadas com antecedência, acabam sendo adiadas pela falta de bolsas de sangue.

Para reverter esse quadro, a coleta itinerante vai percorrer cidades do Norte Fluminense até o fim de janeiro em busca de doações de todos os tipos sanguíneos.

Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Além disso, as coletas continuam acontecendo normalmente na sede do Hemocentro Regional que fica no Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, número 02, bairro do Caju. O funcionamento é das 7h às 18h, de domingo a domingo, inclusive nos feriados.

Confira a agenda do Hemocentro Móvel
19/01 – Santa Casa de Misericórdia de Campos – 8h às 15h;
21/01 – Bom Jesus do Itabapoana (em frente ao Hospital São Vicente de Paulo) – 9h às 15h;
26/01 – Conselheiro Josino (Igreja Adventista do 7ª Dia) – 8h às 15h;
28/01 – Quissamã (Praça da Igreja Matriz) – 8h às 15h

Fonte: G1