Coronavírus: prefeitura fecha shoppings, bares, academias, salões de beleza e igrejas por uma semana

Medidas começam a valer a partir desta terça (19), quando o município entra na fase laranja

Geral
Por Priscilla Alves
18 de janeiro de 2021 - 11h02

(Foto: Carlos Grevi)

O município de Campos voltou para a fase laranja do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Socais. A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (18) e passa a valer a partir desta terça (19). Entre os locais que serão fechados por uma semana estão: bares, restaurantes e lanchonetes, (apenas atendimento delivery está autorizado), academias, (inclusive de condomínios), estádios, igrejas, shoppings e festas. O uso de equipamentos de ginástica em praças públicas também está proibido.

Segundo o Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde de Campos, Charbell Kury, o município está próximo de um colapso na Saúde e o objetivo é que o contágio seja reduzido.

“Precisamos de um tempo até que a gente possa abrir os leitos, melhorar a testagem e atendimento e consolidar a vacinação. Isso é irreversível. Estamos próximos do colapso, mas graças ao prefeito e vice-prefeito, conseguimos mais leitos. A única solução que temos para Campos neste momento é fazer uma restrição maior”, explicou.

(Foto: Carlos Grevi)

O vice-prefeito, Frederico Paes, também participou da coletiva. “Nosso município está em uma situação crítica e, por isso, precisamos tomar medidas mais restritivas. Tivemos um aumento considerável da ocupação das enfermarias da Covid no início do ano e na semana passada quase chegamos no limite total de ocupação de nossas UTIs”, destacou. Ainda segundo Frederico, o prefeito Wladimir Garotinho está em reunião nesta segunda com o governador do Rio, Cláudio Castro, para tentar agilizar as entregas das vacinas contra o coronavírus ao município de Campos o mais rápido possível.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Mello, as restrições vão ser ainda maiores na praia do Farol.

“Sexta e sábado, a partir de agora, a barreira estará estendida por mais tempo no Farol. Também já implantamos o toque de recolher por lá. Quem ia para a praia aglomerar, não vai mais. A transmissão entre os jovens aumentou muito. Pensem em ficar em casa. Quem quiser ver jogo, fazer o que for, faça em casa. Precisamos pensar nas pessoas. É muito importante isso. Estamos tendo 3 mortes em média por dia. É altíssimo esse número. Desde o início da pandemia, cerca de 600 campistas perderam suas vidas por essa doença”, frisou.

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Prefeitura de Campos, até o último domingo (17), o município já registrou 16.444 casos confirmados de Covid-19 e 586 mortes.