×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Amor para sempre

Casais desafiam modernidade e mantêm casamentos por 76 e 70 anos

Geral
Por Redação
17 de janeiro de 2021 - 0h01

Em tempos de amores difíceis, um relacionamento de base sólida e amor verdadeiro não é tão comum quanto pode parecer. E quando esse relacionamento é tão duradouro, é ainda mais raro. Mas o Jornal Terceira Via encontrou e traz nesta edição dois casais inspiradores que estão completando neste mês de janeiro 76 e 70 anos de casamento. Bodas de Cipreste e de Vinho, respectivamente.

Dona Rosa e o Sr. Juca Fidélis (Foto: Carlos Grevi)

Dona Rosa e o Sr. Juca Fidélis – 70 anos de casados em 20 de janeiro

Foi nos anos 50 que Dona Rosa e o Sr. Juca se conheceram. Enquanto o mundo e o Brasil viviam os famosos e agitados anos dourados, eles respiravam os ares tranquilos da Baixada Campista. Ela em Santo Amaro e ele no Canal das Flechas. Quando se viram, foi amor à primeira vista – pelo menos da parte do Sr. Juca. “Ele me conhecia, mas eu não sabia quem era ele. Até o dia que ele me procurou e disse que queria casar comigo. Aí eu aceitei o namoro”, lembrou dona Rosa de maneira simples e bem-humorada.

E assim foi o começo do namoro deles. Naquela época, ela tinha 23 anos de idade e ele 20 anos. Os dois pouco se viam e namoravam por cartas. Dona Rosa havia perdido a mãe quando tinha apenas 10 anos de idade e, pouco tempo após conhecer o Sr. Juca, perdeu também o pai. Após ficar órfã, ela seria levada para o Rio de Janeiro por um irmão mais velho, foi então que o casamento foi ‘antecipado’.

“Quando eu a conheci, eu logo sabia que era para casar porque eu a amo muito e conservo demais esse amor. Isso não tem preço. Na época, meu pai me obrigou a casar rápido porque ela ia ser levada para morar no Rio”, contou. Questionado pela reportagem se ele gostou de casar com poucos meses de namoro, a resposta veio de imediato. “Eu adorei. Eu escrevia nas cartas que eu queria estar junto dela o tempo todo”, contou enquanto ria.

Foram apenas dois encontros antes do dia do casamento: o primeiro com o pedido de namoro e o segundo no noivado. Ainda assim, o relacionamento dos dois continua dando certo até hoje, mesmo 70 anos depois. Atualmente, ele tem 90 anos e ela 93. Sorte? Costumes da época? Disposição? Tolerância? Juntos, eles têm cinco filhos, sete netos e cinco bisnetos e contam a receita do relacionamento.

“O casal só é feliz quando os dois sabem ser unidos e resolvem os problemas na conversa sem brigas. Nós nunca discutimos e nunca pensamos em nos separar. A gente se entende na conversa. Ele sempre foi um bom marido. Sempre foi uma pessoa muito boa. Até hoje, ele divide a sobremesa comigo, ele come e deixa a metade do pudim dele pra mim. Toda vez que ele deita, procura o meu braço para ter certeza de que eu estou deitada do lado dele”, contou com orgulho Dona Rosa.

Os elogios são dos dois lados. E, se depender da vontade do Sr. Juca, muitos anos de amor ainda virão. “Se eu não tivesse conhecido ela, eu não tenho ideia de como seria minha vida. Outra mulher não teria sido o que ela é para mim. Eu a amo muito até hoje e até quando Deus quiser. Quero que tenhamos mais anos juntos”, disse ele. “Até que a morte nos separe”, completou Dona Rosa.

* A entrevista com os dois foi feita no sítio em que vivem, mas com a equipe cumprindo os protocolos de segurança, mantendo distância e com ajuda de uma das filhas que repetia as perguntas próxima a eles para facilitar o entendimento.

Dona Sirlei e Sr. Bráulio (Foto: Divulgação)

Dona Sirlei e Sr. Bráulio – 76 anos de casados em 6 de janeiro

Com 10 filhos, 11 netos e quatro bisnetos, o Sr. Bráulio e a Dona Sirlei completaram 76 anos de casados no último dia 6 de janeiro. Ele tem 101 anos de idade e ela 93. Assim como Dona Rosa e o Sr. Juca, eles também casaram em cerca de um ano após se conhecerem.

“Nos conhecemos em 1944. Eu com 26 anos e minha esposa com 16 anos, no trajeto da Escola onde ela estudava, na Rua Barão da Lagoa Dourada. Namoramos, noivamos e no ano seguinte nos casamos. São 76 anos de união e muito amor”, contou com orgulho.

Como todo relacionamento tem altos e baixos, com eles não foi diferente. “Passamos por dificuldades, sim, mas, nunca pensamos em nos separar, pois o amor está acima de tudo”, contou Dona Sirlei.

Para eles, a maior dificuldade foi a perda de dois filhos e um neto. “Deus tem nos sustentado. Para o casal que está começando a formar sua família, o segredo é amar infinitamente e ter muita fé em Deus”, afirmou o Sr. Bráulio.

* A entrevista com os dois foi feita por WhatsApp com a ajuda de uma das filhas.