×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com estoque baixo, Hemocentro de Campos apela para coleta externa de sangue

As doações seguem na média de 20, quando o ideal seria de 70 por dia

Geral
Por ASCOM
15 de janeiro de 2021 - 9h59

Estoque opera em baixa (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

O Hemocentro Regional atende à demanda de sangue de todos os hospitais de Campos e mais 16 municípios. As doações seguem na média de 20, quando o ideal seria a de 70 por dia. Em tempos de estoque crítico, as cirurgias eletivas, aquelas marcadas com antecedência, acabam sendo adiadas pela falta de bolsas de sangue. Parta reverter esse quadro, só sensibilizando um maior número de doadores, não só do município sede do banco de sangue, mas também de cidades vizinhas.

De acordo com a assistente social do hemocentro, Maria Gonçalves, a carência é grande. “Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos. Às vezes uma única pessoa depende de muitos doadores. Com a chegada de mais um feriado prolongado, o número de doadores diminui e nossa demanda aumenta por causa de acidentes e outros fatores”, comentou Maria, se referindo feriado municipal de Santo Amaro, dia 15 de janeiro.

Ainda segundo Maria, além da doação no próprio Hemocentro Regional, que funciona todos os dias, inclusive feriados, das 7h às 18h, anexo ao Hospital Ferreira Machado, tem a coleta externa que já tem programação para esse mês. “Vamos ter coleta na Santa Casa de Misericórdia de Campos e em Conselheiro Josino, além de visitarmos Bom Jesus do Itabapoana e Quissamã”, afirmou.

Quem pode doar

Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se já realizaram doações de sangue anteriormente.

Agenda da Coleta Externa

19/01 – Santa Casa de Misericórdia de Campos – 8h às 15h;

21/01 – Bom Jesus do Itabapoana (em frente ao Hospital São Vicente de Paulo) – 9h às 15h;

26/01 – Conselheiro Josino (Igreja Adventista do 7ª Dia) – 8h às 15h;

28/01 – Quissamã (Praça da Igreja Matriz) – 8h às 15h.