×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ônibus da testagem itinerante está em frente à UPH de São José nesta quinta

A testagem ocorrerá das 9h às 15h e o resultado sairá das 15h às 17h do mesmo dia

Tudo sobre coronavírus
Por ASCOM
14 de janeiro de 2021 - 8h31

O ônibus da testagem itinerante estará em frente à Unidade Pré-Hospitalar São José (UPH) nesta quinta-feira (14). A testagem ocorrerá das 9h às 15h e o resultado sairá das 15h às 17h do mesmo dia.

A testagem itinerante é diária e segue cronograma pré-estabelecido pela Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde. O local da testagem será divulgado diariamente.

De acordo com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde Charbell Kury, a testagem itinerante será realizada até que o processo de descentralização de testagem nas unidades seja concluído.

Primeiro dia de atendimento – A testagem itinerante foi retomada nesta quarta-feira (13). Foram realizados 270 testes. Deste total 29% testaram positivo para Covid-19.

Charbell Kury explica que as pessoas que testaram positivo para Covd-19 receberam determinação de isolamento, conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia para cada resultado.

“Pessoas que chegaram com sintomas foram direcionadas para atendimento médico. Quem não estava com sintomas, mesmo com resultado de sorologia positivo e não necessita de consulta médica e foi orientada para fazer isolamento”, explica Charbell.

Entenda como está sendo o atendimento e o teste na rede de Saúde – Para melhor atender a população campista, o atendimento ao paciente Covid-19 passou por novo reordenamento. Confira abaixo:

1 – As pessoas com sintomas devem procurar as UPHs de São José, Travessão e Ururaí. Nesses locais o paciente vai passar por uma avaliação médica e receber orientações dentro protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dependendo da avaliação médica, o paciente receberá medicação e será orientado para seguir o isolamento.

2 – No Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) e o Hospital Geral de Guarus (HGG) o atendimento é realizado mediante triagem no local. O protocolo segue o mesmo das UPHs (o paciente receberá medicação e será orientado para seguir o isolamento). No entanto, nessas unidades o paciente pode ser direcionado para internação, caso haja necessidade. O teste para o coronavírus no CCCC e no HGG são realizados exclusivamente em pacientes internados.

Já o Hospital Ferreira Machado (HFM) realiza o teste exclusivamente em pacientes internados e que chegam à unidade politraumatizados.

3 – O ônibus itinerante, que retornou nesta quarta-feira, é para pacientes que foram direcionados pelas UPHs ou que tiveram contato com pessoas infectadas no período de 10 a 14 dias e que não apresentaram sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que estuda uma descentralização do atendimento à Covid-19 na cidade.