Defesa Civil alerta que Rio Paraíba do Sul voltará a subir a partir de quinta-feira

Nível chegou a 8,61m na noite de terça e baixou para 8,15m na tarde desta quarta-feira

Campos
Por Redação
13 de janeiro de 2021 - 17h33

Rio Paraíba começou a invadir o cais da Lapa, usado como estacionamento (Foto: Carlos Grevi)

O nível do Rio Paraíba do Sul deve voltar a subir em Campos a partir de quinta-feira (14). A informação é da Secretaria da Defesa Civil Municipal, com base em dados passados na tarde desta quarta-feira (13) pela administração da Hidrelétrica da Ilha dos Pombos. Devido às fortes chuvas na Região Sudeste do Estado, a empresa apontou a necessidade de aumentar a vazão da comporta, medida que influencia diretamente no aumento do nível do Paraíba.

O nível do rio chegou a 8,40 na terça-feira, depois subiu para 8,61m e a água começou a invadir a área usada como estacionamento de carros no cais da Lapa. No entanto, na manhã de quarta, o nível a começou a baixar, caindo para 8m58 e depois para 8,15m, às 13h50, segundo divulgação do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, que também acompanha o nível do rio.

Segundo o secretário da Defesa Civil Municipal, coronel Alcemir Pascoutto, o aumento a partir de quinta-feira deve-se exclusivamente às fortes chuvas em Volta Redonda e Rezende e, consequentemente, ao aumento da vazão da represa.

Atualmente, a Defesa Civil Municipal está atuando no estágio de atenção e pede à população que siga acompanhando as informações passadas pela secretaria. Diante do aumento previsto, a orientação inicial é para que os motoristas não estacionem seus veículos no Cais da Lapa, na área Central, já que este é o primeiro ponto afetado pela água.

“O nível de transbordo é de 10,40 metros e a medição do Paraíba ainda está distante disso. Ainda assim, é importante que a população adote as medidas de segurança necessárias e busque orientação junto à Defesa Civil por meio dos telefones 199 ou 98175-2512”, orientou Pascoutto.