×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Santo Amaro por outro caminho

.

Opinião
Por Editorial
10 de janeiro de 2021 - 0h02

Festa em anos anteriores (Foto: Tarcísio Nascimento)

Pela primeira vez desde sua primeira edição, há 288 anos, a Festa de Santo Amaro, será mais contida. Apesar de Santo Amaro ser o santo forte da Baixada, a igreja, no caso da pandemia do novo coronavírus, é parceira da ciência e decidiu suspender a sequência de missas e tudo que poderia gerar aglomeração.

A Prefeitura de Campos, por sua vez, seguiu o mesmo caminho. Acostumada a promover sempre shows de artistas famosos, ela entendeu que a festa de Santo Amaro está incluída na decisão de suspender toda programação de verão por causa do Covid-19.

Acredita-se que poucos devotos, ao contrário dos anos anteriores, vão fazer a famosa caminhada de Campos até Santo Amaro, uma das grandes tradições da festa. Os pagadores de promessas deverão adiar para o próximo ano as reverências pelas graças alcançadas através do santo.

A devoção a Santo Amaro, não só na Baixada, mas em todo município é tão grande que a data – 15 de janeiro – é feriado religioso municipal. Mesmo acontecendo a 50 quilômetros do Centro, a festa fecha o comércio, repartições públicas e bancos na cidade.

Como tudo por esses tempos, a festa do Glorioso Santo Amaro será um pouco diferente e todos, mais do que nunca, deverão rezar e pedir a intercessão dele, no sentido de que tempos melhores estejam a caminho, e que no próximo ano ela possa retomar sua posição de uma das maiores festas religiosas e populares do estado do Rio.